Acervo Rio Doce Vivo

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa

O Acervo Rio Doce Vivo (http://riodocevivo.omeka.net/) é uma iniciativa da Conectas Direitos Humanos em parceria com a OndaPolitica, que colaboraram na organização, sistematização e disponibilização de dados. Esta primeira versão foi construída utilizando a tecnologia Omeka.net, que é uma plataforma de código aberto para arquivos e acervos digitais.

Rio Doce Vivo é um acervo digital do maior desastre socioambiental do Brasil, causado pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana-MG, no dia 5 novembro de 2015. Neste repositório você encontra relatórios, estudos, laudos técnicos, imagens, vídeos, processos judiciais e outros tipos de dados públicos que podem ajudar pessoas e instituições interessadas em (re)construir uma memória viva e acompanhar a responsabilização das empresas e das instituições cujas ações e omissões causaram a tragédia.

Sobre a navegação pelo acervo

Para facilitar a navegação pelo Acervo Rio Doce Vivo, é importante esclarecer alguns termos. O acervo é composto por centenas de itens. Cada item pertence a uma única coleção (ex. Mineradoras, administração pública, justiça federal, etc.), mas podem ser classificados por infinitas tags (ex. Análise da água, Samarco, monitoramento, etc). Os itens podem também ser organizados em exibições, que utilizam tags para combinar itens de diferentes coleções (ex.: laudos técnicos do poder público).

  • Itens: são as unidades mínimas do acervo. São relatórios, artigos, fotos, vídeos, laudos, manifestos, dados, etc.
  • Metadados: são dados que descrevem um item, como sua procedência, sua audiência entre outros atributos.
  • Tags: palavras que servem para organizar os itens de maneira mais livre.
  • Coleções: são conjuntos de itens previamente classificados.
  • Exibições: são conjuntos de itens classificados por uma ou mais tags.

Para navegar pelo acervo existem 2 caminhos

Bases de dados: Explore documentos, ações judiciais, imagens, vídeos e websites.
Busca: Utilize o campo de pesquisa no alto da tela ou no campo de pesquisa avançada.