Aliança Rio Doce

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa
Logo-AliancaRioDoce.png

Aliança Rio Doce é uma Rede de entidades que tem como fim promover a aliança de pessoas, organizações, talentos e recursos para apoiar e dar suporte à regeneração socioambiental do Rio Doce e ao fortalecimento de iniciativas locais através da cocriação e realização de ações e projetos colaborativos.

Sobre a Aliança Rio Doce[editar]

A Aliança Rio Doce nasce dia 5 de novembro de 2015, em resposta ao maior crime socioambiental do Brasil: o rompimento da barragem de rejeitos das Mineradoras Samarco/Vale/BHP.

Logo após o crime ativistas e grupos passaram a se mobilizar, organizando diversas Expedições de apoio ao Rio Doce. Ao retornar, tais expedições passaram a promover encontros entre si e entre outros grupos solidários à causa que também haviam ido ao território e/ou iniciado iniciativas de apoio, suporte e monitoramento dos impactos e desbobramentos da tragédia. Entre estes grupos estão o a Expedição Rio Doce Vivo, o GIAIA, a ARCA, A Expedição das Minas, Doce Conspiração, Ocupe o Rio Doce, Meu Rio Doce entre outros. Do encontro destes grupos, do compartilhamento das demandas locais, das indignações e vontades de mudança nasce a Aliança Rio Doce!

A Aliança é, portanto, uma convergência de cidadãos, ativistas, iniciativas e interessados em somar forças no movimento de restauração socioambiental e defesa do Rio Doce e suas populações e vem co-criando, juntamente com as populações locais, diversos projetos e fomentado uma rede colaborativa ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, no Brasil e no Mundo. Faça parte desta Aliança![1] [2]

Projetos[editar]

Linha do Tempo[editar]

Expedições, mapeamentos participativos, cocriação de projetos e outros envolvimentos.

2015[editar]

Novembro[editar]

Dezembro[editar]

2016[editar]

Janeiro[editar]

Fevereiro[editar]

Março[editar]

Abril[editar]

Maio[editar]

Junho[editar]

Julho[editar]

Agosto[editar]

Setembro[editar]

Outubro[editar]

Novembro[editar]

Dezembro[editar]

Fontes[editar]