FICOO

De WikiRioDoce
(Redirecionado de Ficoo)
Ir para: navegação, pesquisa
Parceria com o Festival Regenera Rio Doce
  • A Comum-unidade FICOO escutou o chamado do Rio Doce para cooperar com sonhos de regeneração e o Festival Regenera Rio Doce, ativando o Poder da Parceria pelo Rio Doce vivo!
  • Os Projetos de cooperação criados para o Rio Doce criados durante o FICOO 2017 podem ser incluídos e vistos AQUI
  • Para saber mais sobre o Festival Regenera Rio Doce clique AQUI

Vídeo Chamado!


O Festival Internacional da Cooperação é uma iniciativa do Projeto Cooperação em parceria com outras instituições. O FICOO acontece a cada 18 meses, em diferentes regiões do país a cada edição. É inspirado pela necessidade de reunir as diversas redes e organizações dedicadas ao desenvolvimento humano sustentável, pacífico e colaborativo. É um momento de partilha, comunicação, atualização, renovação, e também de confraternização.

Por meio de um conjunto diversificado de palestras, rodas de conversa, oficinas, painéis, feira de serviços e produtos, apresentações artístico-culturais, vivências e outras intervenções colaborativas, potencializa experiências e estimula a convivência e o trabalhar juntos para o bem comum.

Motivação

Porque atualmente estão existindo cada vez mais iniciativas focando a transição do paradigma da competição para uma nova cultura da cooperação.

Porque o tema da cooperação e colaboração influenciam diretamente o estilo de vida na sociedade moderna.

Porque apesar das facilidades criadas pelas modernas tecnologias de colaboração, persiste a necessidade do encontro físico e direto uns com os outros. Afinal cooperação se faz no encontro entre as pessoas.

Pela urgente necessidade de abordar, por meio da integração de esforços colaborativos, os grandes temas globais uma vez que nenhuma nação ou grupo isolado será capaz de solucioná-los adequadamente.

Tema 2017: Poder da Parceria

O FICOO 2017 é um chamado para a conversAção. Para colocar em prática a capacidade coletiva de restaurar e fortalecer relações de parceria e potencializar nossas habilidades de colaboração para jogarmos juntos o jogo deste novo tempo, um jogo onde ou todo mundo ganha ou todo mundo perde.

Desde o “apagão” em escala nacional, até os “trovões” da guerra no estrangeiro; da poluição dos carros à corrupção dos cargos; do barulho na sala de aula ao silêncio desejado da hora do intervalo; da falta de água aos excessos da liquidez econômica; da violência dentro de casa à busca de paz mundial; estamos nos deparando com uma nova ordem de desafios que somente poderão ser superados pela força e beleza da parceria e colaboração.

Estamos tendo agora a oportunidade para reativar este Poder da Parceria, que não está em um, nem no outro, que está no EntreNós, no espaço recriado quando nos encontramos como aliados e solidários e não mais como concorrentes e adversários.

Há muitos jeitos e lugares para vitalizar a parceria e a colaboração. O FICOO é apenas mais um deles… pra gente, é o jeito e o lugar que escolhemos para em comum-unidade, fazer isso aconteSer!

Por quê e para quê?

  • Porque atualmente estão existindo cada vez mais iniciativas focando a transição do paradigma da competição para uma nova cultura da cooperação.
  • Porque o tema da cooperação e colaboração influenciam diretamente o estilo de vida na sociedade moderna;
  • Porque apesar das facilidades criadas pelas modernas tecnologias de colaboração, persiste a necessidade do encontro físico e direto uns com os outros. Afinal cooperação se faz no encontro entre as pessoas;
  • Pela urgente necessidade de abordar, por meio da integração de esforços colaborativos, os grandes temas globais uma vez que nenhuma nação ou grupo isolado será capaz de solucioná-los adequadamente;
O principal objetivo do FICOO é reunir pessoas e organizações para compartilhar conhecimentos e experiências a respeito da prática da cooperação no mundo.

Além disso, o FICOO tem os seguintes objetivos específicos:

  • Valorizar e estabelecer um íntimo relacionamento com o lugar onde ele é realizado, integrando na sua programação a cultura, a economia e o exercício de cidadania da comunidade local.
  • Ser em si mesmo um laboratório de mútuas aprendizagens e descobertas como-uns. Desde sua concepção, até a sua efetiva realização, este evento é desenvolvido de um modo colaborativo refletindo, nele próprio, os saberes e sabores do praticar a cooperação e a convivência no dia-a-dia.
  • Gerar diversos Projetos de Cooperação abordando temas de relevância local e global que possam contribuir para promover o bem- comum.
  • Ser uma contribuição não para um mundo melhor no futuro, mas para que o melhor do mundo no presente possa aconteSer agora e aqui, entre a gente!

Mito

Em tempos imemoriais, tribos viviam nômades pela Terra. O ser humano vivia em harmonia com a natureza e com seus semelhantes. Reinava a paz, a cooperação e o equilíbrio no planeta. Muitas vezes, várias dessas tribos se reuniam em grandes encontros que duravam muitos dias. Era quando celebravam a coexistência, compartilhavam suas melhores experiências e criavam novas soluções para facilitar a vida de todos e cuidar do bem comum. Ali pulsavam a diversidade e o genuíno interesse de uns pelos outros. A alegria, o aprendizado e a boa convivência estavam sempre presentes. Uma vez, a conexão foi tão grande que, contrariando a tradição, muitas famílias resolveram não partir de volta com suas tribos. Permaneceram para fundar ali o primeiro povoado que se tem notícia. Por causa da sinergia entre os diferentes, da diversão e do compartilhamento verdadeiro que ali viviam, deram o nome a esse lugar de DiverCidade.

Durante gerações, a DiverCidade foi o ponto de re-união de inúmeras tribos. Mas chegou um tempo em que as peregrinações de tribos até Diver foram diminuindo, até pararem completamente. O sonho do FICOO é contribuir para recriar e reviver no planeta a experiência da DiverCidade, quando o ser humano atendia suas necessidades em parceria e cooperação uns com os outros e com a natureza. A ousadia deste sonho não é apenas reunir todas as tribos para experimentarem a DiverCidadania. Mas também, assim como acontecia há milênios atrás, repetir periodicamente este encontro e experiência. É ser um Festival da Comum-União, com cada vez com mais tribos e mais participantes para servir de constante inspiração para cada um de todos nós e em todos os lugares. Se você está aqui, é porque já tem consciência da sua origem Diver. É porque de algum modo, sente atração por experiências Divergentes, Divertidas e Diverdade… sente-se preenchida pelo prazer de InterSer com os iguais e com os diferentes… sente vontade de compartilhar experiências, trocar saberes, vivenciar sabores, praticar transformações e celebrar o VenSer juntos! Assim, não é à toa que nos reencontramos agora. Você e nós, estamos aqui, juntos, para fazer o FICOO aconteSer mais uma vez!

Visão

Colaborativo e Sustentável: A Colaboração está presente em todas as relações e em todas as instâncias criativas e operativas do evento. E para ser colaborativo é preciso ser sustentável: ética, econômica, social, ambientalmente.

Ousado e Focado: Não queremos segurança, nem loucura, só queremos aventura! Queremos abordar temas complexos, desafiadores e aparentemente impossíveis e improváveis. Nossa causa como-um é transformar ambientes e relações individualistas e competitivas, em relações solidárias e colaborativas.

Simples e Maravilhoso: Nosso desafio é realizar algo incrivelmente simples e possível para que qualquer pessoa se sinta encorajada a participar e contribuir. Ao mesmo tempo, tão maravilhoso e admirado porque foi feito coletivamente.

Produtivo e Divertido: Nos dedicamos para que os frutos de nossa colaboração possam causar as necessárias e desejadas transformações no mundo: no de fora e no dentro. De que jeito? De um jeito divertido, pra todo mundo, sem exceção! Porque acreditamos que no fundo toda brincadeira tem um fundo de verdade e que é a verdade que nos interessa. Por isso, levamos muito a sério o poder de brincar-trabalhar uns com os outros ao invés de uns contra os outros.

Realização

Projeto Cooperação

O Festival Internacional da Cooperação é uma realização do Projeto Cooperação com o apoio de instituições parceiras.

Nesta segunda edição, em 2017, o FICOO será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, em parceria com o Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Time de Focalização do FICOO 2017 é composto por integrantes do Projeto Cooperação e colaboradores convidados: Yasminn Bistricky, Tiê Franco Brotto, Rafaela Pinheiro, Fábio Brotto e Cambises Bistricky.

Desde 1997, quando foi fundado, o Projeto Cooperação dedica-se ao desenvolvimento de serviços e produtos para promover a cooperação em diferentes contextos. E difundir o know-how adquirido, promovendo educação corporativa, eventos e cursos de pós-graduação em todo o Brasil. Ao longo de 20 anos, o Projeto Cooperação tem realizado diversos outros eventos, todos centrados na causa da cooperação, destacando-se:

   1995 – I Clínica de Jogos Cooperativos, em São Paulo. Parceria: Centro de Práticas Esportivas da USP.
   1999 – I Festival de Jogos Cooperativos, em Taubaté-SP. Parceria: Sesc-SP e Cooperando.
   2001 – II Festival de Jogos Cooperativos, em Taubaté-SP. Parceria: Sesc-SP, Cooperando e Alegria – Cooperação e Lazer.
   2003 – I Circulando Cooperação, em Petrópolis-RJ. Parceria: Sesc-RJ.
   2004 – III Festival de Jogos Cooperativos, em Bertioga-SP. Parceria: Sesc-SP, Cooperando, Alegria-Cooperação e Lazer e Revista de Jogos Cooperativos.
   2005 – II Circulando Cooperação, em Belém- PA. Parceria: Governo do Estado do Pará.
   2006 – III Circulando Cooperação, em Florianópolis-SC. Parceria: Sesc-SC.
   2008 – IV Circulando Cooperação, em Santo André-SP. Parceria: Secretaria de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores de Santo André-SP.

Como foi em 2015

Alguns números:

   289 Participantes
   20 Voluntários
   30 Palestrantes e Facilitadores

Oficinas:

   Andrea Leoncini: Danças Circulares
   Daniela Ferraz: Social Lab
   Dominic Barter: Comunicação Não Violenta
   Frank Viana: Aprendizagem Cooperativa
   Heloisa Gappmayerr Biscaia: Arte De Anfitriar
   John Croft e Lizandra Barbuto: Dragon Dreaming
   Reinaldo Soler: Jogos Cooperativos
   Renato Milsoni: Liderança Colaborativa
   Roberto Gonçalves Martini: Pedagogia da Cooperação
   Rodrigo Alonso: Filosofia Elos
   Tamara Azevedo: Co-Criação e Inteligência Coletiva
   Ximena Dávila e Cristobal Gaggero: Biologia Do Amar

Conferências:

   Augusto de Franco: A Cooperação em uma Sociedade em Rede
   Humberto Maturana e Ximena Davila: Biologia-Cultural Fundamento de um Fazer Colaborativo
   John Croft: Cooperação, a grande virada!

FICOOx:

   Edgard Gouveia Junior: Play The Call
   Oswaldo Oliveira: Economia Colaborativa
   Vinícius de Paula Machado: Práticas de Cooperação pelo Mundo

E mais:

   Rodas de Diálogo
   Co-Laboratório de Vivências
   Feira de Boas Práticas Cooperativas
   Festa DIVER
   FICOO Família

Parceria: Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia

Apoio: Coiris, CoCriar, Escola de Diálogo, Escuela Matriztica, Libélula Produções, Matriztica Organizaciones e Reos Partners

FICOO e o Rio Doce

Os Projetos de cooperação criados para o Rio Doce durante o FICOO 2017 seguem abaixo:

   Observações
   *Para incluir os projetos nesta página, clique no link editar ao lado do subtítulo "FICOO e o Rio Doce"
   *Sinta-se livre para criar verbetes (páginas/ artigos) na Wiki para cada um dos projetos! Saiba como criar em: Ajuda: Criar um verbete ou artigo 
*Caso tenha alguma dúvida escreva para equipe do Festival Regenera Rio Doce em regenerariodoce@gmail.com


1. Nome
Participantes
Temáticas do projeto e detalhes

2. ...
3. ...
4. ...
5. ...
O PODER DA PARCERIA FICOO FLORIPA E REGENERA RIO DOCE

1) Plataforma de divulgação e mobilização nacional de formas de participação na e matching de demanda e oferta de talentos e recursos.

2) Dar visibilidade à causa fortalecendo o protagonismo da comunidade local do Rio Doce

3) FICOO ex RIO DOCE - 07 2017

4) Realizar Oficinas cooperativas para gerar empoderamento e resgate de vinculos - FICOO DOCE e FICOO com RIO DOCE

5) Criar um grupo hoje FICOO DOCE para estar junto com a organização do REGENERA - ESCUTAR MOBILIZAR AJUDAR COMPREENDER

6) Viabilizar a ide de mediadores de metodologias colaborativas e sensibilizar as autoridades que participam do fundo de recursos ja disponível - OASIS e DRAGON DREAM

7) Cadastro de pessoas AQUI que estão dispostas a oferecer recursos - conhecimento, mão de obra, dinheiro, escuta, materiais, divulgação, amor...

8) Viabilizar a COZINHA COOPERATIVA do festival através de META REDE MASSIVA - Visibilidade Mobilização Recursos

Referências

FICOO.org