Grande Ciclo na Escola Vila Regência, Linhares-ES

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa
Data Data::2017/09/12
Lugar Lugar::Vila Regência
Apresentaçao Grande Ciclo ApresentaçaoGrandeCiclo::Sim
Arvores plantadas ArvoresPlantados::Criação Coletiva do Caminho Frutífero na Trilha do Farol com Alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano e moradores locais (50 mudas plantadas de Ipês, Abacates, Ingás, Camboatãs, Araçaúnas, Bananeiras e Pitangueiras).
Distribuiçao de mudas [[Distribuiçao mudas::Permaneceu na Base do Jamelão da Casa Rosa uma quantidade de Mudas das Espécies citadas (dentre outras), de doações dos Viveiros de Mudas do Espírito Santo e de moradores locais para a realização do trabalho de Plantio na Região de Aracruz e Foz do Rio Doce.]]
Sementes Sementes::Distribuição e troca permanente de Sementes Crioulas na Região.
Narrativa [[Narrativa::Era semana de recuperação. Não vieram todos os tijolos ecológicos da nossa parede, digo… Não vieram tod@s GUERREIR@S da Vila. Tivemos cerca de 40 alunos da Escola presentes na atividade. Ficou evidente que a missão era inaugurar a Casa Rosa enquanto base d@s GUERREIR@S do Rio Doce.

Tudo combinadinho, inclusive com bilhetinho. Chegamos de manhã na Escola. Estávamos tod@s muito Felizes. Amamos essas crianças. Passamos de sala em sala juntando aqueles que poderiam vir conosco. Nos juntamos na área da merenda. Caboclinho já começou a descer ali. Controlamos todos os sotaques para que o aqui e agora fosse a essência do encontro. No caminho chuvinha fina, preparando a Terra para o plantio que ia ser feito. Na chegada ao local, nos acomodamos em roda na varanda, e espontaneamente começamos nossa Apresentação. Energia concentrada, tocamos o andamento natural da Peça Na varanda da Casa Rosa, nos encontramos com um ninho de cuidado e carinho, fomos Molécula. A menina declarou seu amor ao Rio Doce, descubrimos que nossa missão era convocar GUERREIRO@S do Rio Doce e que “o primeiro passo para regenerar é deixar de intoxicar a Terra”. LIXO ZERO na Estação de Triagem da Casa Rosa. Não produzimos mais Lixo. E agora?

Entramos na Casa: Ananda conduziu seu discurso poético/lúdico às imagens, representando as fases do Passado e Presente atual do Rio Doce. Passando pela Vila Regência e sua famosa Carebada das Tartarugas, a Cozinha Mágica – PLANTE A DIVERSIDADE. Sinta o prana do alimento. A Revolução dos Peixes, O Memorial da Lama - Parede por parede: missão da menina Terra, a força da Ancestralidade, o fato: Crime da Lama, Onde nos Agarramos? Força Nativa. A Sala de Música, onde a regeneração acontece com a força das Mulheres do Rio Doce. A Boneca de Dona Hilda cuidando da Biblioteca e da sala de exposição mostrando que estamos em transformação. Já na área externa, o Mapa da Bacia do Rio Doce, Baú da Arte Móvel, a Triagem Lixo Zero, o Slack Parque, a Horta Viva e por fim o Sistema Agroflorestal.

Voltamos a Varanda e vamos direto a questão: GUERREIR@S convocados, GUERREIR@S em ação. Hora do Plantio. Agradecemos a participação, entramos em roda. Perdão, em oração. Abençoamos as plantinhas no pé do Jamelão. Uma voltinha pela Horta, composteira e canteiro agroflorestal. Preparamos um lanche com muito carinho, mas quase ninguém comeu (canjiquinha com banana da terra). Disseram que faltou açúcar. Rolou pipoca e fez sucesso. Chegou o lanche mandado pela Escola e arrasou! Vamos lá! Preparamos nossas Caixas de Mudas, Plaquinhas de Identificação e Ferramentas para o início do Caminho Frutífero. Nos dividimos em grupos de funções e Ação! Alguns plantavam, outros pintavam as plaquinhas, outros faziam os canteiros com matéria orgânica e outros registravam com câmeras os fatos. Percorremos o Caminho Frutífero plantando nos buracos que haviam sido cavados no dia anterior. Em média 50 mudas que ligam a Casa Rosa até o Novo Farol. O contato com a Terra selou nosso Encontro. Voltamos a Casa Rosa. Rádio Sapo Pulsou e todos fizeram questão de “Fazer Nosso Som”. Abrindo um Programa Musical pra Rádio Solta Sapo com participação de Integrantes da Banda local de Congo Mirim, Ian e falas espontâneas. Chegando ao fechamento, os convidamos para o interior da Casa Rosa para uma contação de histórias ilustradas nas paredesA energia mágica foi tomando a Varanda até que chegou Ian. Nosso menino nos levou pra passear nas Ondas da Vida e todos sentimos o Amor da Foz. Convivemos o máximo do tempo que pudemos e 11:30h noss@s GUERREIR@S voltaram para a Escola. Missão Cumprida!

Turno da Tarde: Nos apresentamos para o 4º e 5º ano no turno da Tarde. Com muito carinho, demos nosso máximo e recebemos como resposta a carta “Olhos do Sol” no Jogo do Rio Doce. Todos sentimos muita luz e logo compartilhamos uma mudinha para cada GUERREIR@. Dessa ação surgiu por parte das professoras Daya e Ju o anseio de criar uma certidão da Planta.

Pique-Nique Literário: As meninas da Canoa Havaiana se apaixonaram juntas pelo Rio Doce e dessa união surgiu amor suficiente para a Professora Nina convidar o Grande Ciclo para fazer uma participação especial no Pique-Nique Literário. Nós fizemos um sorriso tão grande que quase nos tropeçamos. -Claro que aceitamos! Esse é um formato com o qual sonhávamos para fazer a manutenção do nosso Caminho Frutífero.

O convite tinha sido para nós fazermos uma “Prática do Corpo Vivo”. Assim foi. Em uma roda, convocamos a ideia de que todos os dias recebemos um pacote de energia e que podemos ampliar nossa energia vital através da prática de alongamentos, fortalecimento e equilíbrio do corpo. Chamamos os arquétipos das práticas do Rio Doce: movimentos de ondas, as redes de pescadores, surfistas, lavadeiras, catadores dos mangues, agricultores, povos tradicionais, sereias, GUERREIR@S do Rio Doce. Respiramos fundo e nos mantivemos conectados. Assistimos entusiasmad@s as apresentações preparadas para o dia. Elizeth (Coordenadora Pedagógica), Nina, O Pescador e as Crianças mostraram seu verbo e sua arte. O material foi gravado e virou um programa de Rádio. Esse formato pretende ser repetido enfatizando a temática dos GUERREIR@S Guardiães das Águas visitando o caminho e criando expressão a respeito do seu Vínculo e Responsabilidade com a Transformação do Nosso Rio Doce.

Ações:

Espécie de Vínculo: Ficaram semeadas algumas conexões. Programa de Rádio “Assim Te Quero Doce”, com a Professora Gracinha como Cuidadora. O Programa de Rádio “Fala Catarina, conduzido pelo amigo Tiquinho (segundas, 16h). Programa de Rádio da Banda Natividade (sextas pela noite). O projeto da Certidão de Planta, sob a responsabilidade das lindas Daya e Juliana. O cultivo do Pique-Nique Literário como espaço de conexão das crianças com o processo de Regeneração do Rio Doce. Pensar, falar e agir nossa relação com o Rio. Aprender através da prática como plantamos vida. E nos alimentamos dela daqui a pouco.

Sucesso ! Ao finalizar o trabalho, seguimos todos para o Centro Ecológico para repor as energias num Pic-nic Literário (Projeto da Escola). Com muita satisfação encerramos as ações dessa temporada na Foz.]] 
Açoes [[Açoes::*Apresentação "Grande Ciclo".
  • Apresentação da "Casa Rosa".
  • Criação do Caminho Frutífero na Trilha do Farol.
  • Participação do Grande Ciclo no Picnic Literário da Escola Vila Regência.]]
Vínculo [[vinculo::*Compromisso da Escola juntamente com os Professores de seguir com o Manejo/Manutenção do Caminho Frutífero.
  • Grupo de Alunos da Escola para realização de programas na Rádio Solta Sapo.]]



Referencias