Jogo da Bacia do Rio Doce

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa

O Jogo da Bacia do Rio Doce é criado pela Aliança Rio Doce com o fim de ter materiais didáticos, lúdicos, e de fácil compressão para dialogar com as comunidades e escolas da Bacia do Rio Doce sobre os temas desdobrados do Crime da lama.

Descrição

A oficina do Jogo da Bacia do Rio Doce é resultado das preocupações de uma série de expedições que aconteceram ao longo do rio, que se traduziram na reflexão sobre a complexa cadeia de eventos, derivados do despejo de rejeitos de mineração da Samarco no Rio Doce.

Teve como objetivo ampliar a visão dos jogadores de uma perspectiva de danos socioambientais locais para danos integrais, dimensionados em termos de bacia hidrográfica. Neste sentido, o jogo de forma lúdica e gráfica pretendeu:

  • Trabalhar o sentido de integralidade entre os atingidos do Alto, Médio e Baixo Rio Doce;
  • Apresentar a localização das cidades afetadas e os diferentes efeitos do crime em cada uma;
  • Demonstrar no território os grupos que estão se organizando pela luta por direitos;
  • Evidenciar as iniciativas de mitigação de danos vivenciados;
  • Promover o fortalecimento das relações afetivas entre as pessoas, grupos sociais e destes com o rio;
  • E, partindo destas experiências, pensar protótipos de sistemas de regeneração para cada problema, tendo como base a Permacultura e outras tecnologias sociais, visando a regeneração ambiental e a auto-sustentabilidade como solução para a reversão do cenário atual.

Novos desdobramentos

O jogo do Rio Doce pode seguir agora se adaptando às diferentes localidades ao longo da Bacia do Rio Doce. A idéia é que além de um tabuleiro base para o jogo, passemos a confeccionar novos jogos, relativos às diferentes partes da malha hidrográfica do Rio Doce.

Proposta

Criação de uma oficina, um momento lúdico, através do qual possamos construir um mapa da rede hidrográfica daquela região. Para tanto, contaremos com os recursos disponíveis ali. A ideia base é a reutilização de materiais, levando em conta a proposta Lixo Zero.

Faríamos um primeiro momento de reconhecimento da malha hidrográfica. O melhor é que inclua uma visita a algum trecho da malha hidrográfica. Ali, trabalhamos um pouco de observação dos aspectos fundamentais da natureza enquanto ciclo, observação das águas, interação do humano com as águas e explicação das possibilidades de regeneração das águas.

Em um momento dentro de sala de aula, visualizaremos a malha hidrográfica de forma mais aprofundada e escolheremos uma escala de reprodução para criarmos o "Jogo Local".

Dividiremos os brincantes em grupos onde o trabalho manual (a feitura do jogo) seja possível e agradável. Podemos levar alguns dias na confecção do jogo Contamos com os recursos artísticos de:

  • Pintura
  • Colagem
  • Costura
  • escultura
  • stencil
  • serigrafia

Podemos fazer o jogo em uma superfície como um pano ou podemos fazer diretamente em alguma parede, na forma de mural.

Para celebrar o processo, fazemos uma grande rodada de jogo seguida de festejo espontâneo.

Registramos todo o processo e nos utilizamos dessas imagens para a construção do "Mapeio Mais Que Lindo" que será disponibilizado na wikiriodoce.org.

A criação das cartas do jogo será feita no decorrer do processo. Teremos cartas fixas e criaremos cartas específicas de cada região. As cartas também estarão disponibilizadas na wiki.

Parceria com Escolas da Terra

Ao longo do Seminário Di

Peças do jogo

Mapas - Tabuleiro

Água

Lama

Atores