Lilah

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa

O jogo do conhecimento de Si Mesmo

Existe só um jogo. O jogo no qual cada um de nós é um jogador atuando seu papel. O jogo é Lilah: o jogo universal da Energia Cósmica. Lilah é um jogo divino. Está presente na natureza do Ser Supremo. É a natureza jogadora que cria o mundo dos humanos e das formas, o mundo dos fenômenos. Lilah é a própria vida, a energia expressa em olhares e sentimentos presenteados continuamente ao ser.

A Essência do jogador é a habilidade para chegar a ser: para cumprir um papel, pois, o que é a própria essência do jogador, pode adotar qualquer papel. Uma vez que o jogador entra em jogo, uma vez que assume a identidade da pessoa, do personagem que adota, perde de vista sua verdadeira natureza. Esquece a essência do que é jogar o jogo. E seus movimentos são decididos pelo dado do Karma.

Assim como há momentos em que a luz do sol ilumina momentaneamente a configuração das ondas e as correntes de um rio, assim mesmo há momentos em que a clara luz da consciência revela a configuração do papel vital do jogador. Nesses momentos, a natureza e a corrente da energia de vida se apresentam à vista como um relevo.

Então o jogador perde o apego ao seu papel e começa a ver sua vida como parte de um grande todo. O propósito deste jogo é ajudar o jogador a obter a habilidade de desapegar-se de suas identificações e ver como pode chegar a ser um melhor jogador. Esse jogo é um microcosmo do grande jogo. O conteúdo dos 72 espaços do tabuleiro é a essência de milhares de anos de exploração do ser, no coração da Tradição Hindu.

A medida que o jogador se move de espaço em espaço, de quadrado em quadrado, começa a reconhecer a configuração de sua própria existência, emergindo com claridade cada vez maior e mais profunda a medida que cresce sua compreensão do jogo. A sensação de desastre cresce a medida que vê cada estado como temporal, algo para mover-se além, e uma vez que a temporalidade de toda a situação e qualquer espaço chega a ser real para o jogador, este pode liberar-se de tal situação, abandoná-la a medida que tenta penetrar ainda mais na maravilha que é ser.

Como em todos os jogos, neste também há uma finalidade, um gol, um objetivo a alcançar. Por ser a essência do jogador sua habilidade para identificar, sua única forma de ganhar o jogo é identificar sua Fonte. Essa é a consciência cósmica, a essência do puro Ser que transcende o tempo e o espaço, que não conhece limites, que é Infinita, Absoluta, Eterna, sem mudança, o Todo, sem atributos, além do nome e da forma. O jogo termina quando o jogador chega a ser ele mesmo, a essência do jogo. Isto é Lilah.

Os Santos que inventaram este jogo usavam o tabuleiro para reconhecer o estado atual de seu próprio Ser. Observando na prática quais as serpentes ameaçavam ainda levá-las abaixo e quais flechas podem subí-las ainda mais.

O movimento foi decidido pelo dado Karmico, apesar de que o dado tenha decidido seu movimento de acordo com sua própria evolução, representa o estado atual do jogador. Conscientes disso, os sábios observavam, jogando o jogo uma e outra vez, o caminho através do qual se moviam, seguindo o dado e estudando cuidadosamente sua própria reação quando caiam em uma serpente ou uma flecha. Observando desse modo sua própria interioridade podiam entender se haviam compreendido o que é não estar envolvido. Ao mesmo tempo, as redes do jogo permitem uma visão mais profunda do princípio do Divino Conhecimento no qual se baseia el tableiro. Era assim um estudo das escrituras e um descobrimento do Ser ao mesmo tempo.

Isso é o que torna único o Lilah, o jogo de conhecimento de si mesmo.

Introdução

Significado do Jogo

Numerologia do Jogo

Regras do Jogo

Cartas

GENESIS (Janma)

ILUSION (Maya)

IRA (Krodh)

CODICIA (Lobh)

PLANO FÍSICO (Bhu-loka)

DELÍRIO (Moha)

VANIDAD (Mada)

AVARICTA (Matsar)

PLANO SENSUAL (Kama loka)

PURIFICACION (Tapah)

ENTRETENCION (Gandharva)

ENVIDIA (Ersha)

NULIDAD (Antariksha)

PLANO ASTRAL (Bhuvar Loka)

PLANO DE LA FANTASIA (Naga-Loka)

CELOS (Dwesh)

PIEDAD (Daya)

PLANO DE LA ALEGRIA (Harsha-Loka)

PLANO DE KARMA (Karma-loka)

CARIDAD (Daan)

PENITENCIA SACRIFICIO (Saman Paap)

PLANO DEL DHARMA (Verdad)

PLANO CELESTIAL (Swarga Loka)

MALAS COMPANÑIAS

BUENAS COMPAÑIAS (Su - sang)

TRISTEZA (Dukh)

ESPIRITU DE SERVICIO (Parmarth)

RELIGION VALEDERA (Sudharma)

IRRELIGIOSIDAD (Adharma)