Matilha Cultural

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa

A Matilha Cultural é um centro cultural independente e sem fins lucrativos localizado na região central de São Paulo. Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, o espaço Matilha é preparado para apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.

Como filosofia, a Matilha provoca debates políticos com foco em questões ambientais e de direitos humanos e apoia movimentos artísticos independentes. Mais do que um centro cultural, é também um centro de convergência de idéias e ações em prol do bem comum. Com informação, ativismo e cultura, a Matilha contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e mais LIVRE. A programação pública da Matilha Cultural é gratuita ou a preços populares e traz conteúdo de vanguarda, com senso político, sempre acompanhada de debates, palestras e oficinas que consolidam a democratização do conhecimento.

Para garantir sua sustentabilidade financeira, a Matilha busca patrocínios institucionais e por projetos, participa de editais e loca suas instalações para eventos privados. Realizar um evento na Matilha Cultural é contribuir diretamente para a sobrevivência desse espaço de cultura no centro de São Paulo.

Além do engajamento em causas, a Matilha Cultural se preocupou, desde o início, em minimizar os impactos ambientais e sociais decorrentes de sua construção e operação. Assim, apenas madeira de reaproveitamento ou certificada foi usada nos ambientes e móveis do espaço. O cardápio dos eventos e do café é vegetariano e dá-se prioridade a produtos orgânicos e de cooperativas. Não é permitido o uso de copos e embalagens descartáveis para reduzir a quantidade de lixo. Os resíduos orgânicos são compostados no jardim. Utiliza-se papel reciclado nos impressos. Todos estes critérios são repassados a fornecedores, parceiros e clientes para garantir a integridade do compromisso ambiental da Matilha.[1]

Ver também

Links externos

Referências

  1. Matilha Cultural