Oficina Recriando Pelissari

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa

A ideia foi compartilhar com as crianças e adolescentes o processo criativo do artista popular Primo Pelissari, que consistia em coletar rejeitos lançados no rio pelas cidades ribeirinhas e transformá-los em arte.

A participação do Museu Primo Pelissari, em parceria com o Baú das Artes, consistiu em desenvolver atividades em educação ambiental e patrimonial tendo como base o acervo e o processo criativo do artista popular.

O processo criativo de Primo Pelissari consistia em coletar madeira, plásticos e outros rejeitos acumulados na foz, após serem lançados no Rio Doce pelas cidades ribeirinhas, e modelar os materiais que tomavam antropomórficas, zoomórficas, de seres fantásticos. Tal processo é um convite para pensar a situação dos danos sofridos pela chegada dos rejeitos de mineração da Samarco ao Rio Doce e as ações que podem mitigar os danos deste desastre/crime socioambiental.

Inspirados neste princípio, foram expostas na localidade quatro obras do artista: a cobra preguiçosa, a Garça, o Palhaço e uma fotografia do Primo emoldurada. Depois de discutir a importância da união comunitária no processo de regeneração do Rio Doce e das comunidades afetadas passamos à apreciação das obras e a apresentação narrativa do artista e seu processo criativo.

Foram expostas na localidade quatro obras do artista: a cobra preguiçosa, a Garça, o Palhaço e uma fotografia do Primo emoldurada. Depois de discutir a importância da união comunitária no processo de regeneração do Rio Doce e das comunidades afetadas passamos à apreciação das obras e a apresentação narrativa do artista e seu processo criativo. A atividade seguiu, neste sentido, à parte prática. As crianças escolheram, a maioria em dupla, uma entre as várias matérias primas coletadas previamente na Boca do Rio para modelar e pintar, a sua maneira, as peças inspiradas na obra do Primo Pelissari.

Apesar de o artista utilizar tintas a base de óleo na pintura de sua obra, para atender os critérios de segurança em educação infantil foram utilizadas tintas a base de água na oficina. Apenas 10% dos/as alunos/as da Escola Vila Regência conheciam a vida ou a obra do artista popular Primo Pelissari, mas a maioria deles/as conhecia a Pousada da Tia Mariquinha. As crianças levaram para casa as peças produzidas na oficina, na expectativa de provocar os pais a visitar o Museu Naïf Primo Pelissari. As obras que resultaram da oficina muito se assemelharam aos padrões de cores que caracterizam a obra do artista popular Primo Pelissari.