Predefinição:Introdução/tabs

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa
[editar]

A WikiRioDoce.org é um projeto colaborativo que tem como objetivo integrar e auxiliar os processos de Regeneração da Bacia do Rio Doce.
É a Wiki Livre para a sistematização colaborativa dos conteúdos relacionados à Bacia do Rio Doce em geral, e em especial os conteúdos gerados em relação aos desdobramentos do Maior Crime Socio-Ambiental da história do Brasil. TODOS podem editá-la!
Essa Plataforma em formato Wiki surge como uma tecnologia social que experimenta a organização em rede para lidar com processos de grande magnitude, e tem por missão se converter na grande Enciclopédia da Regeneração da Bacia do Rio Doce.

Em consequência do crime da lama tem-se gerado montanhas de conteúdos ao longo da Bacia do Rio Doce. São mais de mil quilômetros de extensão entre os territórios diretamente atingidos. Cada aldeia, comunidade, município, região, embora afetados pelo mesmo crime, tem cenários muito diferentes para lidar com suas consequências. Somado a isso, o processo de degradação que a Bacia sofre a muito tempo.

O Cenário de um crime galaticamente absurdo tem criado abertura para falarmos de regeneração em todos os níveis. É hora de construirmos no plano real nossa utopia coletiva.

O formato Wiki consegue auxiliar e sistematizar processos de grande magnitude de forma livre e colaborativa, criando um grande banco de informações que refletem o pensamento coletivo, podendo assim alavancar ações integradas dentro de um extenso plano de Regeneração criada pela própria sociedade civil organizada.

A WikiRioDoce.org é uma plataforma livre e colaborativa para nuclear todo tipo de conteúdo relacionado à Bacia do Rio Doce. Por isso o publico alvo são TODAS as pessoas e grupos que tem alguma ligação, direta ou indireta, com nossa amada Bacia. Seja na procura ou na carga de informação.

Entende-se que alguns núcleos são de extrema valia no intuito de estimular o processo de regeneração da Bacia do Rio Doce:

- Centros de Educação localizados ao longo da Bacia do Rio Doce (Escolas-Universidades), e a Comunidade Científica Brasileira em geral.

- Organizações e Coletivos envolvidos em promoção de Justiça Social, Proteção Ambiental, Promoção de Arte e Cultura, Resgate da Ancestralidade, Saúde, Memoria, e toda manifestação libertária de vida.

- Atingidos: seja no uso das informações disponíveis na WikiRioDoce, ou no aporte de qualquer tipo de conteúdo, como é a construção da memoria pela própria narrativa dos atingidos. Entendemos que os núcleos educativos, coletivos e organizações farão um papel importante na ponte entre a WikiRioDoce e comunidades atingidas.

Essa Wiki tem por missão ser a grande Enciclopédia da Regeneração da Bacia do Rio Doce.

Ela tem como objetivo organizar, integrar, articular as informações e núcleos de atuação dos territórios da Bacia do Rio Doce, com o fim de auxiliar a Regeneração dos solos, das águas, das pessoas, dessa vez de forma saudável, visando criar caminhos e precedentes na transformação da relação das pessoas com o resto do universo, e consigo mesmas.

Faz parte dos objetivos da WikiRioDoce o alcance internacional das reivindicações das comunidades afetadas tanto pelo crime da lama como também pelos diferentes processos de degradação que a Bacia do Rio Doce vem sofrendo progressivamente a muito tempo.

Intensificar o laço de apoio mutuo entre os territórios da Bacia do Rio Doce com o resto do mundo.

Manter viva nossa Memoria e Ancestralidade!

O formato Wiki tem mostrado nos últimos anos um grande potencial para a sistematização e organização de processos de grande magnitude, de forma livre e colaborativa.

Livre - Colaborativa - Flexível - A medida das nossas demandas

Os princípios fundadores da WikiRioDoce, designados por pilares, são similares à Wikipédia.

- WikiRioDoce é uma enciclopédia.
- WikiRioDoce procura a imparcialidade.
- WikiRioDoce é de conteúdo livre.
- WikiRioDoce possui normas de conduta.
- WikiRioDoce não tem normas firmes.

Saiba mais...