Toca do Guaiamum

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa
Toca do Guaiamum - Regência-ES

A Toca do Guaiamum é um espaço/sitio Agroecológico na Vila de Regência Augusta, no estado de Espírito Santo. O espaço é um ecossistema onde ocorre encontros, vivencias e experimentações que convidam a pensar e viver Orgânico. O propósito do espaço é conectar e co-criar iniciativas que regenerem o ambiente. Aquilo é feito atuando em educação, na pesquisa aplicada agroflorestal e com os produtos que oferecidos.

O espaço é um ponto do Turismo Comunitário da Vila, e funciona também como camping e hostel.

Historia[editar]

Ubicação[editar]

A Toca do Guaimum se localiza em Regência-ES, na foz do Rio Doce a 56 Km de Linhares-ES. Regência é uma vila de pescadores que tem aproximadamente 2 mil famílias que vivem direto e indiretamente da pesca e agricultura familiar.

Agrofloresta e Educação Ambiental[editar]

Toca do Guaiamum - Agrofloresta.
Toca do Guaiamum - Agrofloresta2.JPG

Com o espaço de 1.800 m² houve a necessidade de trabalhar com a terra de forma sustentável na Toca do Guaiamum.

Pensando na questão de se alimentar com produtos orgânicos, garantir a saúde do corpo e mente, o pescador, gestor e técnico em meio ambiente Diego roldão junto com a bióloga Ana Carolina Roldão, propõem desenvolvimento de Agrofloresta com foco em horticultura junto com a educação Ambiental aplicada.

A Psicóloga Margareth Araújo e Silva cedeu provisoriamente todo o espaço da infraestrutura do local que vem sendo recuperado através do agroflorestamento e regeneração.

Uma das referências no Brasil que define algumas das técnicas agroflorestais aplicadas na Toca do Guaiamum é Ernst Gostsch, quem tem sua "obra magistral agroflorestal" no sul da Bahia. Baseado em um conjunto de princípios e técnicas de plantio que mimetizam o ambiente de uma floresta, este sistema permite produzir alimentos e, ao mesmo tempo, regenerar o solo e o microclima da região, criando uma nova floresta onde antes era área degradada.

A toca com seu trabalho de Agroflorestamento e Educação Ambiental, vem atraindo a curiosidade da comunidade junto com o turismo. Aqui os visitantes aprendem como regenerar o espaço através da Gestão Ambiental pela qual vem se destacando no Brasil. Um exemplo de uma boa gestão ambiental é o Instituto Fazenda da Toca. Localizada em São Paulo. Rodovia Washington Luiz, KM 204-bairro rural Itirapina S.P.

O adubo que a toca usa são toda matéria que se encontra ao seu redor, como folhas secas e galhos. Além de obter uma cobertura do solo, cria-se um ambiente que propicia a vida dos seres decompositores. Fornecendo nutriente a terra antes degradada.

Consultoria[editar]

Técnicas - Fundamentos[editar]

Produção[editar]

Frutas Hortalizas Nativas Medicinais Graõs
Maracujá Rucula Aroera Arnica Feijão Guando
Limão Repolho Feijão Fava
Mamão Alfase Milho
Tangerina Agrião
Tomate Salsa
Pinha Coentro
Guaiaba Cebolinha
Coco Mostarda
Caju Pimenta
Amora Abobora
Jamelão Beterraba
Melancia Batata Doce
Abacaxi Aipim
Manga
Murtinha
Pitanga
Abacate
Banana

Articulações e Alianças[editar]

A Toca tem a intenção de ir além de seu espaço com seu protótipo de agrofloresta. Recuperando assim rios, nascentes e lagoas que vem sofrendo com a degradação mais acelerada com o passar do tempo.

Regeneração do Rio Doce[editar]

Uns dos rios mais importante de nossa região do Espírito Santo é o rio doce que tem extensão de 856km. O rio doce nasce em Minas Gerais e deságua no norte do ES-Regência.

Projetos[editar]

Como contribuir[editar]

Ver também[editar]

Links[editar]

Referências[editar]