WikiRioDoce:Sobre

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa

O que é a WikiRioDoce.org?

Enciclopédia da Regeneração da Bacia do Rio Doce

WikiRioDoce é a Wiki Livre para a sistematização colaborativa dos conteúdos relacionados à Bacia do Rio Doce em geral, incluindo os conteúdos gerados em relação aos desdobramentos do Maior Crime Socio-Ambiental da história do Brasil, que teve a Bacia do Rio Doce, o mar, e toda sua população, como cenário principal do desastre.
Todos podem editá-la. Essa Wiki tem por missão se converter na grande Enciclopédia da Regeneração da Bacia do Rio Doce.

Ela tem como objetivo organizar, integrar, articular as informações e núcleos de atuação dos territórios da Bacia do Rio Doce, com o fim de Regenerar os solos, as águas, as pessoas, dessa vez de forma fértil e saudável, visando criar caminhos e precedentes na transformação da relação das pessoas com o resto do universo, e consigo mesmas.

Faz parte dos objetivos da WikiRioDoce o alcance internacional das reivindicações das comunidades afetadas tanto pelo crime da lama como também pelos diferentes processos de degradação que a Bacia do Rio Doce vem sofrendo progressivamente a muito tempo.

Intensificar o laço de apoio mutuo entre os territórios da Bacia do Rio Doce com o resto do mundo.

Todo o conteúdo da WikiRioDoce é escrito de forma livre e colaborativa. Todos podem ajudar e participar!
É uma boa forma de contribuir na Regeneração da Bacia do Rio Doce.



Para que uma Enciclopédia da Regeneração?

Desde 5 de novembro de 2015, em consequência do crime da lama, tem-se gerado montanhas de conteúdos ao longo da Bacia do Rio Doce. Os atingidos de toda a Bacia tem começado a lidar, de um dia para outro, com uma infinidade de novos conceitos e informações. São mais de mil quilômetros de extensão entre os territórios diretamente atingidos. Cada aldeia, comunidade, município, região, embora afetados pelo mesmo crime, tem cenários muito diferentes para lidar com suas consequências. Vem somado a isso, o processo de degradação que a Bacia vem sofrendo a muito tempo.

A grande mídia tem calado e falado sempre em conveniência das empresas, governos, e acordos.

Apesar de tanta desgraça, diversos seres de luz têm surgido da mata e muita coisa boa está acontecendo! O Cenário de um crime galaticamente absurdo tem criado abertura para falarmos de regeneração em todos os níveis. É hora de construirmos no plano real nossa utopia coletiva.

O formato Wiki consegue auxiliar e sistematizar processos de grande magnitude de forma livre e colaborativa, criando um grande banco de informações que refletem o pensamento coletivo, podendo assim alavancar ações integradas dentro de um extenso plano de Regeneração criada pela própria sociedade civil organizada.[1]

Objetivos da WikiRioDoce

Essa Wiki tem por missão se converter na grande Enciclopédia da Regeneração da Bacia do Rio Doce.

Ela tem como objetivo organizar, integrar, articular as informações e núcleos de atuação dos territórios da Bacia do Rio Doce, com o fim de Regenerar os solos, as águas, as pessoas, dessa vez de forma saudável, visando criar caminhos e precedentes na transformação da relação das pessoas com o resto do universo, e consigo mesmas.

Faz parte dos objetivos da WikiRioDoce o alcance internacional das reivindicações das comunidades afetadas tanto pelo crime da lama como também pelos diferentes processos de degradação que a Bacia do Rio Doce vem sofrendo progressivamente a muito tempo.

Intensificar o laço de apoio mutuo entre os territórios da Bacia do Rio Doce com o resto do mundo.

Todo o conteúdo da WikiRioDoce é escrito de forma livre e colaborativa. Todos podem ajudar e participar!
É uma boa forma de contribuir na Regeneração da Bacia do Rio Doce. [2]

Publico alvo

A WikiRioDoce.org é uma plataforma livre e colaborativa para nuclear todo tipo de conteúdo relacionado à Bacia do Rio Doce. Por isso o publico alvo são todas aqueles que estão envolvidas, direta ou indiretamente nessa temática. Essa plataforma surge como uma tecnologia social que experimenta a organização em rede para lidar com processos de grande magnitude.

Embora a abrangência da plataforma WikiRioDoce pareça muito ampla, entende-se que alguns núcleos de atuação e conteúdo são de extrema valia no intuito de estimular o processo de regeneração da Bacia do Rio Doce. Neles tem-se colocado a principal atenção como publico alvo do projeto:

- Centros de Educação localizados ao longo da Bacia do Rio Doce (Escolas-Universidades), e a Comunidade Científica Brasileira em geral.

- Organizações e Coletivos envolvidos em promoção de Justiça Social, Proteção Ambiental, Promoção de Arte e Cultura, Resgate da Ancestralidade, Saúde, Memoria, e toda manifestação libertária de vida.

- Atingidos: seja no uso das informações sistematizadas na WikiRioDoce, ou no aporte direto ou indireto de qualquer tipo de conteúdo, como é a construção da memoria pelo próprios atingidos. Entendemos que os núcleos educativos, coletivos e organizações farão um papel importante de ponte entre a WikiRioDoce e atingidos.

Os 5 Princípios e Pilares da WikiRioDoce

Artigo principal: Os 5 Princípios e Pilares da WikiRioDoce

Os princípios fundadores da WikiRioDoce, designados por pilares, são similares à Wikipédia.
Fixam os grandes traços que definem a Enciclopédia e as condições de sua elaboração. Eles são os fundamentos de todas as regras e recomendações que enquadram a elaboração da WikiRioDoce.
Devem ser seguidos por todos os editores em todas as circunstâncias.


  • WikiRioDoce é uma enciclopédia.
  • WikiRioDoce procura a imparcialidade. Isso requer oferecer a informação desde todos os ângulos possíveis, apresentar cada ponto de vista de forma precisa, enriquecer com contexto os artículos para que os leitores compreendam todas as visões, e não apresentar nenhum ponto de vista como «o verdadeiro» ou «o melhor». Isso implica citar fontes autorizadas que podam verificar-se sempre que possível, especialmente com temas controvertidos.
  • WikiRioDoce é de conteúdo livre. Tudo o conteúdo está disponível baixo a licencia Creative Commons Atribuição Compartilhar Igual (CC-BY-SA).
  • WikiRioDoce possui normas de conduta. Respeite as outras editoras da WikiRioDoce, mesmo que não esteja de acordo com elas. Comporte-se de forma sabia, evite fazer ataques pessoais e generalizações. Mantenha-se calmo durante as disputas, procure o consenso e evite guerras de edições.
  • WikiRioDoce não tem normas firmes além dos 5 pilares gerais anunciados aqui. Tenha coragem criando, movimentando, modificando artículos.


Sobre o formato Wiki

O formato Wiki tem mostrado nos últimos anos um grande potencial para a sistematização e organização de processos de grande magnitude, de forma livre e colaborativa.

Fizemos uma apresentação do formato Wiki para entendermos o porque da proposta de criar a WikiRioDoce com o Software Livre MediaWiki.

Resumo:

  • Nascimento do formato Wiki com a Wikipedia.
  • Abertura do Software MediaWiki como ferramenta Livre e genérica para criação de outras Wikis.
  • Potenciais do formato Wiki para a sistematização de processos de grande magnitude, articulação de redes, pesquisa-ação, tradução a outras línguas.
    • Livre.
    • Colaborativa.
    • É como um Canivete Suíço: qualquer usuário pode fazer tudo com ela!
    • Uma Wiki a medida: Por ser Software Livre, a Wiki tem centenas de módulos/extensões criadas. Podemos instalar os desejados para ajustar a Wiki a nossas necessidades e expectativas, como também criar novos módulos se for necessário.
  • Outras experiências inspiradoras no mundo com uso do formato Wiki:
    • Wikipedia.org: A maior enciclopédia virtual do mundo, por ser livre e colaborativa.
    • Wikiversity.org: A Universidade Livre.
    • 15Mpedia.org: A Wiki do Movimento 15M na Espanha. Uma grande inspiração no uso do formato Wiki como ferramenta de articulação de grandes (e históricos) movimentos sociais.
    • Veia também Lista de Páginas criadas com MediaWiki para mais inspiração e ideias que podam ser implementadas na nossa Wiki.

Como ajudar?

Como pode ajudar se...
... gosta de escrever?
... gosta de fotografias?
... sabe programar?
... gosta de áudios? Streaming?


... esta atualizado de todas as noticias?
... gosta de mapeamentos e territórios?
... gosta das estadísticas e jogar com os dados?
... gosta de documentários e filmes?
... gosta das ciências jurídicas e políticas?
... você gosta de arrumar pequenos detalhes e deixar bonitinho?
  • Faça revisão, correção de edições com error, e reverta vandalismos → Mudanças recentes
  • Faça parte da Frente de Trabalho de Manutenção → Manutenção
... tem um monte de ideias boas?
... gosta de difundir ideias boas?


Veja os WikiProjetos para saber como ajudar e se engajar!


Ver também

v · d · e          WikiRioDoce
Ajuda

Bem-vindo · Guia de edição · Ajuda:Índice · Criar um artigo ·

Coordenação

Portal da comunidade · WikiProjetos · Artigos solicitados · Páginas sugeridas (links vermelhos) · Lista de emails

Difusão

WikiProjeto Polinização da plataforma · Chamado aos Núcleos de atuação e conteúdos

Estatísticas

Estatísticas (api· Estatísticas de mídia · Estatísticas de semântica ·

Manutenção

Mudanças recentes · WikiProjeto Manutenção · WikiProjeto Desenvolvimento · Páginas vigiadas · Predefinições ·

Política

Sobre WikiRioDoce · Os 5 Princípios e Pilares da WikiRioDoce · Direitos de autor · Políticas da WikiRioDoce

Outros

Páginas especiais · Carregar arquivo · Subir archivo (desde URL) · Página de testes

Ver também: Categoria:WikiRioDoce (Todas as páginas)

Referencias

  1. WikiRioDoce:Enciclopédia da Regeneração
  2. WikiRioDoce:Bem-vindo