Grande Ciclo na Escola da Comunidade de Areal, Linhares-ES

De WikiRioDoce
Revisão de 10h44min de 10 de outubro de 2017 por D'Jah (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Data Data::2017/09/04
Lugar Lugar::Escola Comunidade de Areal
Apresentaçao Grande Ciclo ApresentaçaoGrandeCiclo::Sim
Arvores plantadas ArvoresPlantados::102 em total na comunidade. 37 dessas foram na Escola, tanto dentro como fora.. (Ipê Rosa, Ipê Amarelo Mirim, Ipê Amarelo Tabaco, Abacate, Palmito Juçara, Bananeira, Pitangueira, Amescla..)
Distribuiçao de mudas Distribuiçao mudas::Distribuímos algumas das espécies citadas para Dona Ziza (principalmente Ipês) e moradores da Comunidade.
Sementes Sementes::Distribuição de sementes crioulas para moradores locais.
Narrativa [[Narrativa::Chegamos em Areal cedinho. Quem nos levou foi a Kombi Mágica de Fê. A energia indígena Guarani nos guiou. Usamos a mesma base da apresentação e contamos com os cantos Guarani. Foi bastante forte a conexão com as crianças dali. Algumas já eram nossas amigas como Clênia, Belle, Cauã, Emily e Jamile.

Concluindo o momento lúdico trabalhamos o plantio e a pintura em frente a Escola. Foram distribuídas mudas para o pessoal da Comunidade. Tomamos um Café da Tarde na casa de nossa amiga Dona Ziza. Vimos que o trabalho iniciado durante o Festival Regenera Rio Doce (plantio de SAF no quintal) segue vigoroso e animou a família em caminhar com a Regeneração. Sua Linda e Meiga neta Belle nos mostrou o SAF e as Plantas do Quintal com muito orgulho e felicidade.

De Dona Ziza, escutamos a frase: -Gostaria de agardecer a vocês. Sabe, depois que foi feito todo esse trabalho, eu senti que houve uma transformação na nossa vida. Hoje posso dizer que sou neta e filha de índigena e que sou indígena também. Do meu jeitinho, porque a caminhada foi difícil, mas hoje sei que sou indígena de Areal.]]

Açoes [[Açoes::* Apresentação "Grande Ciclo" com participação de Fê e Elias (Guaranis).
  • Plantio na frente da escola.
  • Pintura no muro da escola.
  • Distribuição de mudas para a Comunidade.]]
Vínculo [[vinculo::-Ficou em aberto a possibilidade de que a comunidade de Areal tenha um porgrama na Rádio. Rômulo, professor da Escola e a Amiga que trabalha na cozinha se mostraram interessados em cultivar o vínculo.

-Possível parceria com o vizinho da Escola que tem vontade de desenvolver uma SAF em seu terreno.]]


Registros FOTOS!

VÍDEOS!
ÁUDIOS!

Referencias