:Mapeia Rio Doce

De WikiRioDoce
Revisão de 16h59min de 10 de outubro de 2017 por 177.221.227.108 (Discussão) (PROPOSTA)

Ir para: navegação, pesquisa
Mapeia Rio Doce
Tipo de incubação ,|x|Tipo de incubação::x}}
Estado ,|x|Estado da incubação::x}}
Membros participantes ,|x|Participantes::x}}
Data (de Inicio) 2017/10/10

Essa incubação pretende nos ajudar a organizar o projeto que enviaremos para o edital Rumos

Pontos-Chave do Edital

O Projeto busca incentivar a diversidade, hibridismo, geografias, territórios, polifonia. Redimensionamento de Fronteiras. Diálogo entre margens e periferia e o Brasil interior.

Os aspectos a serem avaliados são: SINGULARIDADE (criatividade, inovação, experimentação, contemporaneidade) RELEVANCIA (abrangência, efeito multiplicador, potencialidade, referência, representatividade CONSISTENCIA (conceituação, viabilidade)

Inscrição: Criar login, preencher todos os campos e enviar. Enviamos orçamento (em planilha, com carga tributária inclusa) e cronograma em anexo.

Eles ressaltam a importância da Clareza ao transmitir as ideias e objetivos. Sugerem detalhar itens como: conceito, planejamento, viabilidade técnica, logística e produção executiva.

Podemos anexar eventuais materiais (imagens, músicas, audiovisuais, desenhos, textos, descrições, técnicas, roteiros (cada um com no máximo 10 Mgbytes

Lembrar de salvar e/ou imprimir antes de mandar.

É importante que o projeto trate de Arte e Cultura Brasileiras

Podem participar os projetos de expressão artística e/ou intelectuais em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem ou mídia.

O Programa contempla as modalidades de Criação e Desenvolvimento, Documentação (organização e preservação de acervos relacionados à Arte e Cultura do Brasil.

A duração máxima é de 24 meses.

A pesquisa deve prever se necessita de licenças autorais.

Informações que rolaram no nosso grupo

PROPOSTA

MAPEIO DO RIO DOCE

  • Justificativa

Como forma de amparar a comunidade que se vê em processo de mortificação por conta do Crime da Lama Cultura Local desvinculada de sua essência deixa recursos hídricos à mercê do capital explorador

Mapear o Rio Doce A comunidade civil se organiza para a gestão de suas próprias informações; Comunidade Rio Doce, diferente do divulgado pela mídia, não está passiva com relação ao abuso de poder e opressão exercidos pelas mineradoras SAMARCO, VALE E BHP.

Diversos movimentos de resistência tem surgido ao longo da Bacia. Entre eles está a Aliança Rio Doce (anexamos um arquivo com descrição de quem somos e nosso projetos).

Tudo tem sua explicação na natureza. Basta que a procuremos. As comunidades que não cultuam a natureza, não conhecem seus pontos de força e tornam-se muito explicativas e complicadas. A natureza não precisa de livros. Regenerar é escutá-la e deixa-la agir. Nossa natureza pode ser reavivada através de nossa cultura em um livro aberto para todos os que desejam bem viver.

A exploração da Bacia destruiu nosso templo comunitário, Rio Doce. Para Regenerar, além de deixar a natureza manifestar sua força, deixando-a em paz, devemos reverenciar a força da cultura local. Diferente do divulgado na mídia, a Bacia do Rio Doce é um lugar rico culturalmente que não está passivo com o Crime Sócio-ambiental que vem sofrendo.

Mapear essa riqueza da bacia por ela mesma é parte vital do processo de Regeneração. Nossa proposta é pesquisar de forma experimental a bacia narrada por ela mesma. O público alvo dessa narrativa são as crianças, já que a lama é um contexto que só prevê transformações eficientes em termos de limpeza das águas se pensado como um problema geracional. As camadas de mapeio previstas são:

  • alimentar nossa bússola de protótipos na wiki

Malha Hidrográfica Povos Tradicionais Farmacopéia Nativa Conflitos de Terra Cultura Local Agrobiodiversidade


A wiki

O desenvolvimento de tais camadas de mapeio com acompanhamento técnico para que a plataforma se desenvolva a partir de demandas locais.

Pesquisa de desenvolvimento para que o mapeio sirva de base para a criação de um aplicativo interativo que gere livre comunicação ao longo da Bacia do Rio Doce. E assim, ela possa co-criar seu novo horizonte.

Como será feito o mapeio? Através de uma jornada de regeneração ao longo da Bacia do Rio Doce. O protótipo está sendo experimentado pela primeira vez este ano. Já há uma rede de regeneração ao longo da bacia. É através dela que nos articulamos e agimos.

Dessa vez iríamos com uma equipe de apoio e a divulgação prévia possibilitaria que diferentes grupos participem dessa construção.

A base são as escolas com as quais estamos construindo vínculo durante esta edição do Grande Ciclo

Olhar técnico para desenvolver parceria com os centros de educacionais afim de que a wiki vire um jogo virtual para ativar o censo crítico de crianças e jovens ao longo da bacia. Através do mapeio prático irradiando consciência e ação.