:Mapeia Rio Doce

De WikiRioDoce
Revisão de 13h50min de 15 de outubro de 2017 por 177.79.47.73 (Discussão)

Ir para: navegação, pesquisa
Mapeia Rio Doce
Tipo de incubação ,|x|Tipo de incubação::x}}
Estado ,|x|Estado da incubação::x}}
Membros participantes ,|x|Participantes::x}}
Data (de Inicio) 2017/10/10

Essa incubação pretende nos ajudar a organizar o projeto que enviaremos para o edital Rumos

Pontos-Chave do Edital

O Projeto busca incentivar a diversidade, hibridismo, geografias, territórios, polifonia. Redimensionamento de Fronteiras. Diálogo entre margens e periferia e o Brasil interior.

Os aspectos a serem avaliados são: SINGULARIDADE (criatividade, inovação, experimentação, contemporaneidade) RELEVANCIA (abrangência, efeito multiplicador, potencialidade, referência, representatividade CONSISTENCIA (conceituação, viabilidade)

Inscrição: Criar login, preencher todos os campos e enviar. Enviamos orçamento (em planilha, com carga tributária inclusa) e cronograma em anexo.

Eles ressaltam a importância da Clareza ao transmitir as ideias e objetivos. Sugerem detalhar itens como: conceito, planejamento, viabilidade técnica, logística e produção executiva.

Podemos anexar eventuais materiais (imagens, músicas, audiovisuais, desenhos, textos, descrições, técnicas, roteiros (cada um com no máximo 10 Mgbytes

Lembrar de salvar e/ou imprimir antes de mandar.

É importante que o projeto trate de Arte e Cultura Brasileiras

Podem participar os projetos de expressão artística e/ou intelectuais em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem ou mídia.

O Programa contempla as modalidades de Criação e Desenvolvimento, Documentação (organização e preservação de acervos relacionados à Arte e Cultura do Brasil.

A duração máxima é de 24 meses.

A pesquisa deve prever se necessita de licenças autorais.

Informações que rolaram no nosso grupo

PROPOSTA

MAPEIO DO RIO DOCE

  • Justificativa

Amparar o processo de regeneração da Bacia do Rio Doce a partir do mapeio de sua cultura.

Tudo tem sua explicação na natureza. Basta que a procuremos. As comunidades que não cultuam a natureza, não conhecem seus pontos de força e tornam-se muito explicativas e complicadas. A natureza não precisa de livros. Regenerar é escutá-la e deixá-la agir. Nossa natureza pode ser reavivada através de nossa cultura em um livro aberto para todos os que desejam bem viver.

A exploração da Bacia destruiu nosso templo comunitário, Rio Doce. Para Regenerar, além de deixar a natureza manifestar sua força, deixando-a em paz, devemos reverenciar a força da cultura local. Diferente do divulgado na mídia, a Bacia do Rio Doce é um lugar rico culturalmente que não está passivo com o Crime Sócio-ambiental que vem sofrendo. Há abuso de poder e opressão exercidos pelas mineradoras SAMARCO, VALE E BHP ao longo de toda a Bacia.

Mapear o Rio Doce

A comunidade civil se organiza para a gestão de suas próprias informações. Diversos movimentos de resistência tem surgido ao longo da Bacia. Entre eles está a Aliança Rio Doce (anexamos um arquivo com descrição de quem somos e nosso projetos).

Mapear essa riqueza da bacia é parte vital do processo de Regeneração. Nossa proposta é pesquisar de forma experimental a bacia narrada por ela mesma. A perspectiva de Regeneração do Rio Doce é uma situação que pode ser encarada de forma coletiva e geracional. Por isso, o público alvo dessa narrativa são as crianças, já que a "lama" da qual falamos narra um contexto sócio-econômico-ambiental cujas estruturas estão desenhadas profundamente através da relação da comunidade da Bacia do Rio Rio Doce e sua terra.

Algumas camadas sugeridas para mapeio previstas são:

  • alimentar nossa bússola de protótipos na wiki (imagem)
  • Malha Hidrográfica
  • Povos Tradicionais
  • Farmacopéia Nativa
  • Conflitos de Terra
  • Cultura Local
  • Agrobiodiversidade
  • Anscestralidade

A wiki

O desenvolvimento de tais camadas de mapeio conta com a Enciclopédia de Regeneração wikiriodoce.org. A ideia é que tenhamos um acompanhamento técnico para que a plataforma se desenvolva a partir das demandas locais.

Como será feito o mapeio? Através de uma jornada de regeneração ao longo da Bacia do Rio Doce. O protótipo está sendo experimentado pela primeira vez este ano através do Projeto Grande Ciclo. Já há uma rede de regeneração ao longo da bacia. É através dela que nos articulamos e agimos.

Dessa vez, a pedalada de regeneração ao longo da Bacia contaria com uma equipe de apoio e a divulgação prévia possibilitaria diferentes grupos participarem de trechos específicos de mapeios.

Pacotes de ações

APP Rio Doce: Pesquisa de desenvolvimento para que o mapeio sirva de base para a criação de um aplicativo interativo que gere livre comunicação ao longo da Bacia do Rio Doce. E assim, ela possa co-criar seu novo horizonte.

Rede de Educação: A base são as escolas com as quais estamos construindo vínculo durante esta edição do Grande Ciclo

Jogo do Rio Doce: Olhar técnico para desenvolver parceria com os centros de educacionais afim de que a wiki vire um jogo virtual para ativar o censo crítico de crianças e jovens ao longo da bacia. Mapeio prático irradiando consciência e ação.