:Mapeia Rio Doce

De WikiRioDoce
Revisão de 14h16min de 15 de outubro de 2017 por Jararaca (Discussão | contribs) (Mapear o Rio Doce)

Ir para: navegação, pesquisa
Mapeia Rio Doce
Tipo de incubação ,|x|Tipo de incubação::x}}
Estado ,|x|Estado da incubação::x}}
Membros participantes ,|x|Participantes::x}}
Data (de Inicio) 2017/10/10

Essa incubação pretende nos ajudar a organizar o projeto que enviaremos para o edital Rumos

Características do Edital

O Projeto busca incentivar

...a diversidade, hibridismo, geografias, territórios, polifonia. Redimensionamento de Fronteiras. Diálogo entre margens e periferia e o Brasil interior.

Os aspectos a serem avaliados

SINGULARIDADE (criatividade, inovação, experimentação, contemporaneidade) RELEVANCIA (abrangência, efeito multiplicador, potencialidade, referência, representatividade CONSISTENCIA (conceituação, viabilidade)

Inscrição

Criar login, preencher todos os campos e enviar. Enviamos orçamento (em planilha, com carga tributária inclusa) e cronograma em anexo.

Eles ressaltam a importância da Clareza ao transmitir as ideias e objetivos. Sugerem detalhar itens como: conceito, planejamento, viabilidade técnica, logística e produção executiva.

Podemos anexar eventuais materiais (imagens, músicas, audiovisuais, desenhos, textos, descrições, técnicas, roteiros (cada um com no máximo 10 Mgbytes

Lembrar de salvar e/ou imprimir antes de mandar.

Modalidades

O Programa contempla as modalidades de Criação e Desenvolvimento, Documentação (organização e preservação de acervos relacionados à Arte e Cultura do Brasil.

É importante que o projeto trate de Arte e Cultura Brasileiras

Podem participar os projetos de expressão artística e/ou intelectuais em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem ou mídia.

A pesquisa deve prever se necessita de licenças autorais.

Dureçao

A duração máxima é de 24 meses.


Informações que rolaram no nosso grupo

PROPOSTA MAPEIO DO RIO DOCE

Justificativa

Amparar o processo de regeneração da Bacia do Rio Doce a partir do mapeio de sua cultura.

Tudo tem sua explicação na natureza. Basta que a procuremos. As comunidades que não cultuam a natureza, não conhecem seus pontos de força e tornam-se muito explicativas e complicadas. A natureza não precisa de livros. Regenerar é escutá-la e deixá-la agir. Nossa natureza pode ser reavivada através de nossa cultura em um livro aberto para todos os que desejam bem viver.

A exploração da Bacia destruiu nosso templo comunitário, Rio Doce. Para Regenerar, além de deixar a natureza manifestar sua força, deixando-a em paz, devemos reverenciar a força da cultura local. Diferente do divulgado na mídia, a Bacia do Rio Doce é um lugar rico culturalmente que não está passivo com o Crime Sócio-ambiental que vem sofrendo. Há abuso de poder e opressão exercidos pelas mineradoras SAMARCO, VALE E BHP ao longo de toda a Bacia.

Mapear o Rio Doce

A comunidade civil se organiza para a gestão de suas próprias informações. Diversos movimentos de resistência tem surgido ao longo da Bacia. Entre eles está a Aliança Rio Doce (anexamos um arquivo com descrição de quem somos e nosso projetos).

Mapear essa riqueza da bacia é parte vital do processo de Regeneração. Nossa proposta é pesquisar de forma experimental a bacia narrada por ela mesma. A perspectiva de Regeneração do Rio Doce é uma situação que pode ser encarada de forma coletiva e geracional. Por isso, o público alvo dessa narrativa são as crianças, já que a "lama" da qual falamos narra um contexto sócio-econômico-ambiental cujas estruturas estão desenhadas profundamente através da relação da comunidade da Bacia do Rio Rio Doce e sua terra.

Algumas camadas sugeridas para mapeio previstas são:

  • alimentar nossa bússola de protótipos na wiki (imagem)
  • Malha Hidrográfica
  • Povos Tradicionais
  • Farmacopéia Nativa
  • Conflitos de Terra
  • Cultura Local
  • Agrobiodiversidade
  • Anscestralidade
  • Pontos energéticos
  • Caminhos ancestrais

A wiki

O desenvolvimento de tais camadas de mapeio conta com a Enciclopédia de Regeneração wikiriodoce.org. A ideia é que tenhamos um acompanhamento técnico para que a plataforma se desenvolva a partir das demandas locais.

Como será feito o mapeio? Através de uma jornada de regeneração ao longo da Bacia do Rio Doce. O protótipo está sendo experimentado pela primeira vez este ano através do Projeto Grande Ciclo. Já há uma rede de regeneração ao longo da bacia. É através dela que nos articulamos e agimos.

Dessa vez, a pedalada de regeneração ao longo da Bacia contaria com uma equipe de apoio e a divulgação prévia possibilitaria diferentes grupos participarem de trechos específicos de mapeios.

Pacotes de ações

APP Rio Doce

Pesquisa de desenvolvimento para que o mapeio sirva de base para a criação de um aplicativo interativo que gere livre comunicação ao longo da Bacia do Rio Doce. E assim, ela possa co-criar seu novo horizonte.

Rede de Educação

A base são as escolas com as quais estamos construindo vínculo durante esta edição do Grande Ciclo

Jogo do Rio Doce

Olhar técnico para desenvolver parceria com os centros de educacionais afim de que a wiki vire um jogo virtual para ativar o censo crítico de crianças e jovens ao longo da bacia. Mapeio prático irradiando consciência e ação.