Mudanças entre as edições de "Página principal"

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa
m (Protegeu "Página principal" ([Editar=Permitir apenas administradores] (indefinidamente) [Mover=Permitir apenas administradores] (indefinidamente)))
Linha 1: Linha 1:
{{Página principal}}
+
{{vt|Ajuda:Editar um artigo|WikiRioDoce:Projetos}}
 +
Para '''criar um artigo''' apenas tem que escrever seu título no seguente formulário e fazer pulsar em «Criar».
 +
 
 +
<inputbox>
 +
type=create
 +
break=no
 +
buttonlabel=Criar artigo
 +
</inputbox>
 +
 
 +
Recomenda-se seguir a [[#Estrutura|estrutura básica]] que explica-se a continuação, ou algum dos [[#Formulários|formulários]] de mais embaixo.
 +
 
 +
== {{anchor|Estrutura}}Estrutura típica de um artigo ==
 +
 
 +
Quando cria-se um artigo novo, começa-se com uma página em branco que permite total liberdade na hora de estruturar o conteúdo. Mas, com o tempo tem se estabelecido algumas pautas comuns na '''estrutura típica''' em todos os artigos da Wiki, mais ainda se esses pertencem a uma mesma tematica.
 +
 
 +
Essas pautas são:
 +
* O '''primeiro paragrafo''' do artigo é uma '''definição''' do assunto em questão. Coloca-se em '''en negrita''' a primera vez que apareça o título no texto.
 +
* O resto do texto organiza-se em '''seções'''. Não recomenda-se criar um número excessivo de seções para pouco texto, nem deixar um texto muito longo sem subdividir em seções. Ambas coisas comumente dificultam a leitura, o término meio geralmente funciona bem.
 +
* As últimas seções do artigo podem ser «Referências», «Ver também» e «Links externos».
 +
* Ao final da página coloca-se as [[Ajuda:Predefinições#Predefinições de navegação | predefinições de navegação]] e as [[Ajuda:Categorias|categorias]].
 +
 
 +
== Formulários ==
 +
:''Os formulários encontram-se em processo de desenvolvimento. Para ajudar na criação deles visite o [[WikiRioDoce:Projetos/WikiRioDoce/Desarrolho (Extensões, estruturação das ferramentas) | WikiProjeto de Desarrolho]], faça parte da equipe. Por duvidas, contate-se pela [[WikiRioDoce:Comunidade#Lista_de_emails | lista de emails]].

Edição das 00h21min de 20 de outubro de 2016

Ver também: Ajuda:Editar um artigo e WikiRioDoce:Projetos

Para criar um artigo apenas tem que escrever seu título no seguente formulário e fazer pulsar em «Criar».

Recomenda-se seguir a estrutura básica que explica-se a continuação, ou algum dos formulários de mais embaixo.

Estrutura típica de um artigo

Quando cria-se um artigo novo, começa-se com uma página em branco que permite total liberdade na hora de estruturar o conteúdo. Mas, com o tempo tem se estabelecido algumas pautas comuns na estrutura típica em todos os artigos da Wiki, mais ainda se esses pertencem a uma mesma tematica.

Essas pautas são:

  • O primeiro paragrafo do artigo é uma definição do assunto em questão. Coloca-se em en negrita a primera vez que apareça o título no texto.
  • O resto do texto organiza-se em seções. Não recomenda-se criar um número excessivo de seções para pouco texto, nem deixar um texto muito longo sem subdividir em seções. Ambas coisas comumente dificultam a leitura, o término meio geralmente funciona bem.
  • As últimas seções do artigo podem ser «Referências», «Ver também» e «Links externos».
  • Ao final da página coloca-se as predefinições de navegação e as categorias.

Formulários

Os formulários encontram-se em processo de desenvolvimento. Para ajudar na criação deles visite o WikiProjeto de Desarrolho, faça parte da equipe. Por duvidas, contate-se pela lista de emails.