Mudanças entre as edições de "Predefinição:Grande Ciclo/Sobre"

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com 'Pedalaremos a Bacia do Rio Doce chamando @s Guerreir@s do Rio Doce para a responsabilidade de reciclar a relação dos humanos com a Água |...')
 
(Jogo do Rio Doce)
 
Linha 42: Linha 42:
  
 
=== Jogo do Rio Doce ===
 
=== Jogo do Rio Doce ===
Temos o [[Jogo do Rio Doce]] como uma ferramenta lúdico-didática de interação, compreensão, e conexão das pessoas com o território e [[malha hidrográfica]] onde vivem.
+
Temos o [[Jogo da Bacia do Rio Doce]] como uma ferramenta lúdico-didática de interação, compreensão, e conexão das pessoas com o território e [[malha hidrográfica]] onde vivem.
  
 
=== A wikiriodoce.org ===
 
=== A wikiriodoce.org ===

Edição atual tal como às 08h55min de 5 de setembro de 2017

Pedalaremos a Bacia do Rio Doce chamando @s Guerreir@s do Rio Doce para a responsabilidade de reciclar a relação dos humanos com a ÁGUA.

Será uma CicloCaravana em sentido oposto ao dos rejeitos da Mineração, de Regência-ES a Mariana-MG.

Temos como foco visitar e conectar os Centros de Educação ao longo da Bacia, por meio de plantios, vivências de conexão com as águas, jogos e dinâmicas lúdico-didáticas, e levando a voz das crianças através de uma rádio itinerante.

O "Grande Ciclo" se inspira nos saberes nativos, aquilo que "NEM A LAMA DESTRÓI".

Nossa jornada é pensada em três etapas ao longo de 3 meses: Foz, Meio, e Alto Rio Doce.
Seremos três oficineiros base e trabalharemos em coletivo com a rede REGENERA RIO DOCE.


Esse projeto conta com a força de vontade dos que nele atuam e com aqueles que são parte de uma rede maior de trabalho pela saúde da Terra (o chamado de Watu!).
Descobriremos junto às crianças da Bacia do Rio Doce como criar laboratórios de Regeneração das águas e o Rio Doce.


Quem somos

Após o Crime da lama que colocou a Bacia do Rio Doce em Crise Sócio Ambiental, o movimento de regeneração do Rio Doce torna-se inevitável. É nesse entusiasmo de transformar a realidade inaceitável que nasce a Aliança Rio Doce. Uma rede de apaixonados pelas Águas. Seres que moram dentro e fora da Bacia e que tem vivo o objetivo de Regenerar o Rio Doce a partir de uma escolha pessoal de transformação espiritual e coletiva.


Não somos uma pessoa jurídica. Somos plantadores de águas:

As Regenerantes partes dessa Aliança pesquisam e desenvolvem (ou melhor, re-envolvem!) Protótipos de Regeneração focando a cura pessoal como semente de coletivos e comunidades saudáveis, fortalecendo a autonomia das comunidades em relação ao contexto e seus desafios.

Das nossas mais recentes ações trazemos o Festival Regenera Rio Doce como espelho nosso e da nossa rede, que ocorreu na Foz do Rio Doce em Julho de 2017: Regência, Areal e Entre Rios.

Sobre as OFICINAS com as Escolas

Cada Escola Amiga se torna:

Plantar água: Plantios, Sementes, Agrofloresta

Rádio Solta Sapo

Levando em conta que a regeneração da Bacia é um processo geracional, as crianças dessa geração são o início dessa grande transformação. Por isso, é de suma importância que a voz delas seja fortalecida, e seu potencial de ação encorajado. Pedalaremos levando a Rádio Solta Sapo para convidar os pontos de educação a criarem programas de rádio que narrem seus processos de regeneração. Assim, as localidades trocam informações e se mantém conectadas.

Lixo Zero

Laboratório das três R: Reduz, Reusa, Recicla! Fomentando a tendência Lixo Zero. Desafios, caminhos possíveis, e soluções práticas para nosso cotidiano.

Jogo do Rio Doce

Temos o Jogo da Bacia do Rio Doce como uma ferramenta lúdico-didática de interação, compreensão, e conexão das pessoas com o território e malha hidrográfica onde vivem.

A wikiriodoce.org

A Enciclopédia da Regeneração da Bacia do Rio Doce, será a base virtual desse trabalho.

Uma plataforma livre, de edição colaborativa criada pela rede de Regeneração para guardar e movimentar as informações a respeito do processo de regeneração da Bacia do Rio Doce. Com a Enciclopédia da Regeneração mapearemos as escolas ao longo da bacia, conectando-as ao processo de Regeneração, convidando a se tornarem "Guardiães das Águas".

Guerreiros do Rio Doce

O Arquétipo do Guerreiro do Rio Doce nasce para despertar na nossa criança interna a atitude de trabalhar em Defesa e pela Regeneração da Bacia do Rio Doce.