WikiRioDoce:Chamado aos Núcleos de atuação e conteúdos

De WikiRioDoce
Revisão de 20h10min de 7 de fevereiro de 2017 por Tartaruga (Discussão | contribs) (WikiRioDoce e os Núcleos de atuação e conteúdo)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Nessa fase nascimento da WikiRioDoce, esse é um chamado a todos os núcleos de atuação que tem produzido conteúdos relacionados à Bacia do Rio Doce e aos desdobramentos do Crime da lama, para participarem da construção colaborativa da WikiRioDoce e construir a historia de Regeneração que é feita e contada por nós mesmos!

Sinta-se a vontade, seja audaz e edite, construamos em rede!

WikiRioDoce.org? O que é isso...

WikiRioDoce é a Wiki Livre para a sistematização colaborativa dos conteúdos relacionados à Bacia do Rio Doce em geral, incluindo os conteúdos gerados com relação aos desdobramentos do Maior Crime Socio-Ambiental da história do Brasil, que teve a Bacia do Rio Doce, o mar, e toda sua população, como cenário principal do desastre.
Todos podem editá-la. Essa Wiki tem por missão se converter na grande Enciclopédia da Regeneração da Bacia do Rio Doce.

Sobre a ferramenta Wiki

Wiki é um formato de plataforma Web que ficou mundialmente conhecido pela famosa Wikipedia.

A nossa Wiki está construída com o Software Livre MediaWiki. Todo mundo pode usá-lo para criar sua própria Wiki. E como é livre, todo mundo pode programar novas extensões para fazer a Wiki mais adaptada às necessidades do caso.

Sobre a filosofia Wiki

Livre, Colaborativa, Descentralizada, Consensual, Gestão e Manutenção comunitária e colaborativa.

TUDO o que você encontrar na Wiki pode (e deve) ser melhorado!

Qualquer crítica que você tenha, pense como transformá-la em ação, ajudando melhorar a Wiki colaborativamente.

Por que o formato Wiki?

Desde 5 de novembro de 2015, em consequência do crime da lama, tem-se gerado montanhas de conteúdos ao longo da Bacia do Rio Doce. Os atingidos de toda a Bacia tem começado a lidar, de um dia para outro, com uma infinidade de novos conceitos e informações. São mais de mil quilômetros de extensão entre os territórios diretamente atingidos. Cada aldeia, comunidade, município, região, embora afetados pelo mesmo crime, tem cenários muito diferentes para lidar com suas consequências. Vem somado a isso, o processo de degradação que a Bacia vem sofrendo a muito tempo.
A grande mídia tem calado e falado sempre em conveniência das empresas, governos, e acordos.

Apesar de tanta desgraça, diversos seres de luz têm surgido da mata e muita coisa boa está acontecendo! O Cenário de um crime galaticamente absurdo tem criado abertura para falarmos de regeneração em todos os níveis. É hora de construirmos no plano real nossa utopia coletiva.

Potencialidade

  • O formato Wiki consegue auxiliar e sistematizar processos de grande magnitude.
  • Informação fiel, como produto do consenso coletivo.
  • Conteúdos em rede, em formato claro, didático e esclarecedor.
  • Voz oficial (e permanente) para os atingidos.
  • Ferramenta de articulação dos Fóruns.
  • Seguimento dos processos judiciais.
  • Monitoramentos socioambientais.
  • Banco de informações para pesquisa/ação.
  • Desmascaramento das empresas, governos, mídias.
  • Agenda de atividades importantes.
  • Protótipos de Regeneração para auxiliar na construção que acreditamos.
  • Resgate dos conhecimentos populares, ancestrais e naturais.
  • Incubação de ideias e projetos.
  • Construção colaborativa de projetos de lei.
  • Mapeamentos dinâmicos dos mais diversos, resgatando o olhar afetivo dos territórios e populações.
  • Gestão colaborativa e decentralizada da plataforma.
  • Tradução a outras línguas e alcance internacional.
  • ... traga suas ideias!

Precedentes

  • A famosa Wikipedia se tornou a maior Enciclopédia do mundo por ser livre e colaborativa.
  • A 15Mpedia é a Wiki colaborativa que o Movimento 15M da Espanha criou para gerenciar e integrar o processo de transformação que o país passou a partir de 2009 com as crises econômicas mundiais.
  • Veja a lista de outras Wikis que existem por aí.

Objetivos e perspectivas da WikiRioDoce

Pense na Bacia do Rio Doce... Qual é a sua utopia? E qual nossa utopia coletiva? Esse é o objetivo da WikiRioDoce!

Organizar, integrar, articular as informações e núcleos de atuação dos territórios da Bacia do Rio Doce, com o fim de Regenerar os solos, as águas, as pessoas, dessa vez de forma fértil e saudável, visando criar caminhos e precedentes na transformação da relação das pessoas com o resto do universo e consigo mesmas.

Faz parte dos objetivos da WikiRioDoce o alcance internacional das reivindicações das comunidades afetadas tanto pelo crime da lama como também pelos diferentes processos de degradação que a Bacia do Rio Doce vem sofrendo progressivamente há muito tempo.

Intensificar o laço de apoio mútuo entre os territórios da Bacia do Rio Doce e o resto do mundo.

WikiRioDoce e os Núcleos de atuação e conteúdo

Carta para às Universidades do Brasil e do Mundo

O 5 de novembro de 2015 ficará nas nossas memórias para sempre. Nada voltará a ser igual.
O cenário desenrolado em Mariana, Minas Gerais, e expandido ao longo de 1000km de rio e mar converte-se no absurdo mais grotesco do humano.
Nada voltara ser igual. Dezenas, Centos, milhares de pessoas estão acordando seu instinto animal. Instinto esse que sente a dor de cada arvore que cai, de cada rio que morre. Instinto esse que coloca-se em posição de guerra quando seu habitat é ameaçado e que não medirá esforço para defendê-lo.

Um sonho que sonha-se só, é só um sonho. Um sonho que sonhamos juntos, é uma realidade. Nesse intuito, surge o chamado de parceria com as comunidades acadêmicas.
Se essa frase tem algo de certo, então está na hora acreditar nas nossas utopias coletivas. Ao longo da Bacia do Rio Doce tem se ativado inúmeras pessoas, grupos, coletivos, movimentos dos mais diversos, mas todos com uma mesma certeza: isto vai mudar, o instinto animal acordou na gente.

Uma das iniciativas que surgem nesse contexto é a Aliança Rio Doce. Coletivo heterogêneo que se coloca a disposição do processo de regeneração da Bacia do Rio Doce. Aliança Rio Doce é uma Rede de entidades que tem como fim promover a aliança de pessoas, organizações, talentos e recursos para apoiar e dar suporte à regeneração socioambiental do Rio Doce e ao fortalecimento de iniciativas locais através da co-criação e realização de ações e projetos colaborativos.

Essa causa é global. Em um contexto dessa magnitude, se faz necessário um canal de informação livre para que seja possível articular demandas da Bacia do Rio Doce, construir conhecimento, memória, resgatar saberes, e construir juntos protótipos de regeneração nos mais variados níveis. Para isso surge a wikiriodoce.org, a plataforma Livre para a sistematização colaborativa dos conteúdos gerados em relação aos desdobramentos do Maior Crime Socio-Ambiental da história do Brasil, no qual todos podem editar. Essa Wiki tem por missão se converter na grande Enciclopédia da Regeneração da Bacia do Rio Doce. Sistematizando toda a espécie de conteúdos relacionados a Bacia do Rio Doce, o público alvo desse projeto torna-se todos aqueles que estão envolvidos, direta ou indiretamente nesse temática.

De forma mais abrangente ainda, essa plataforma surge como uma tecnologia social que experimenta a organização em rede para lidar com processos de grande magnitude. Ela surge inspirada na linha de outras plataformas no formato wiki que foram capazes de auxiliar a articulação dos humanos para lidar com situações que pedem informação livre para organizar comunidades que se vem comprometidas pela exploração aos recursos naturais, violação de direitos humanos entre outros crimes sócio-ambientais. Ela é de edição coletiva e, portanto, aberta a colaboração de todos.

No intuito de estimular o processo de regeneração da Bacia do Rio Doce, entende-se que alguns núcleos de conteúdo são de extrema valia. Entre eles estão os Centros de Educação em geral (escolas, universidades e outros) especialmente àqueles localizados ao longo da Bacia do Rio Doce; Organizações e Coletivos envolvidos em promoção de Justiça Social, Proteção Ambiental, Promoção de Arte e Cultura e toda a manifestação libertária de vida.

Sendo assim, esses são focos de trabalho com os quais a wikiriodoce pretende contar para a construção da rede de comunicação livre que auxiliará no processo de regeneração da Bacia do Rio Doce. De forma progressiva, ela pretende criar ferramentas funcionais para o envolvimento dos atingidos. A wiki pretende ser formatada para facilitar a articulação de rede criando recursos que ofereçam serviços aos parceiros. É justamente nesse ponto que se faz valente a parceria com as Universidades ao longo da Bacia do Rio Doce. O que há aqui é um caminho a ser construído junto, já que a wikiriodoce se mostra disponível a adaptar-se às demandas de produção acadêmica no intuíto de dar vazão às produções científicas e convocar a comunidade acadêmica a se integrar no processo de regeneração das Águas.

Só descobriremos os formatos dessa parceria indo à pratica. De antemão, algumas ideias simples podem começar a conexão entre a wikiriodoce e as Universidades.
São possíveis primeiros passos: contatar os núcleos de pesquisa das universidades e publicar os dados e pesquisas que estão sendo desenvolvidadas; conseguir bolsistas nas universidades para ajudar na manutenção e atualização de conteúdo; inserir a wikiriodoce dentro da grade curricular da antropologia/geografia/audio visual/comunicação; estimular a realização e compartilhamento de pesquisa cintífica através da wiki; apoio de núcleo de pesquisa para desenvolvimento de ferramentas virtuais livres e colaborativas efetivas; desenvolvimento de apps Aplicativo APP para accessibilidade; fomentar o uso e o desenvolvimento de ferramentas livres e colaborativas.

Há muito mais. Está tudo para ser criado coletivamente.

Lista dos Núcleos de atuação e Conteúdos

Para adicionar núcleos edite a lista aqui!


Para adicionar núcleos edite a lista aqui!