Projetos e ações

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa

Cocriação de projetos e ações para regeneração e resgate do Rio Doce

Rede de Parceiros e Projetos

Dada a magnitude dos impactos causados por este crime socioambiental houve uma comoção nacional e internacional. Presenciamos também o surgimento de distintos grupos da sociedade civil nos territórios diretamente afetados bem como alianças de ativistas e organizações a fim de dar suporte as comunidades atingidas. Muitos deste grupos já estão buscando trabalhar em rede e elaborar de forma participativa e inclusiva formas de atuação conjunta na busca por soluções e processos que possam mitigar os impactos causados e caminhar na direção da restauração da Bacia do Rio Doce. Após esta etapa de aproximação com as populações locais, diagnóstico das demandas e necessidades e mapeamento de projetos já em andamento nos territórios diretamente atingidos, a Aliança Rio Doce sugere 7 eixos temáticos, para cocriação de projetos a serem desenvolvidos e apoiados por indivíduos, organizações e coletivos ao longo da Bacia do Rio Doce a curto, médio e longo prazo. Compartilhem projetos que você sonha ver acontecendo de forma colaborativa!

Eixo Temático: Restauração Ambiental, Permacultura, Tecnologias Sustentáveis

- Projeto Cisterna Já
Implantação de 5 cisternas na comunidade do areal na foz do rio doce. O material para as cisternas já foi doado e é necessária a contratação de equipe para instalação e condução de atividade educativa com a comunidade para manejo e uso do cisterna de reutilização da água da chuva. (necessário transporte, alimentação, hospedagem e mão de obra de técnicos especializados) (projeto curto prazo)

- Quintais Regenerativos
Protótipo de quintal regenerativo e modelo experimental de estabilização da lama na paisagem através da aplicação de S.A.F., com a realização de oficina prática de manejo agro florestal em área diretamente atingida pela lama, possivelmente Barra Longa ou Paracatu em Minas Gerais. (Projeto a ser realizado a curto prazo e continuado a médio prazo)

- Projeto de Permacultura e Manejo Integrado das águas na comunidade indígena dos Krenak
Diagnóstico participativo, desenho permacultural e instalação de sistemas integrados de acesso e manejo das águas na comunidade, assim como apoiar a estruturação de outras linhas de atuação e desenvolvimento que seja identificado no processo de planejamento participativo. (projeto a médio prazo)

- Curso de Permacultura PDC e Regeneração Ambiental no médio Rio Doce juntamente com o CIAAT
Governador Valadares é a cidade central no médio Rio Doce, local ideal para agregar representantes de diversas regiões do Rio Doce na realização de m curso PDC. A ONG CIAAT possui uma sede de campo que pode acomodar cerca de 60 pessoas, entre facilitadores e participantes, com refeitório, área para atividades teóricas e práticas. (projeto a curto ou médio prazo)

- Workshop de Agrofloresta
Capacitação de moradores para aplicação da tecnologia de agrofloresta.

Eixo Temático: Empreendedorismo Social e manejo extrativista ecológico

- Desenvolvimento e continuidade do Projeto Planta Nativa, projeto de manejo extrativista sustentável na Foz do Rio Doce
A partir de um estudo etnobotânico já realizado na comunidade de Povoação do uso de plantas tradicionais de alto valor simbólico e potencial econômico, desenvolver um laboratório e uma linha de produtos dermo cosméticos tendo a aroeira e o breu branco como sustâncias base. Estimulando novas perspectivas de geração de renda e autoestima na população local. (projeto de longo prazo)

Eixo temático: Engajamento Comunitário, Articulação em Rede e Tecnologias Sociais

- Programa de suporte e capacitação dos Fóruns de Defesa do Rio Doce
Estimular e dar suporte a articulação de uma Rede Colaborativa e formação continuada de lideranças, grupos e organizações engajadas com a defesa dos direitos e regeneração socioambiental do Rio Doce. Formação continuada e multidisciplinar de instrumentalização com ferramentas de criação colaborativa e regeneração social e ambiental para os agentes dos fóruns da bacia do rio doce (alto, médio e foz rio doce) - construir agenda junto aos fóruns locais. (Projeto médio e longo prazo)

- Mobilização, engajamento e desenvolvimento comunitário com a metodologia do Jogo Oasis
Realizar uma ação em Areal, vila próxima à Regência, e depois expandir para mais comunidades ao longo do Rio Doce. O Jogo Oasis é uma tecnologia social de apoio à mobilização cidadã e realização de sonhos coletivos em uma comunidade. Em um processo simples, rápido e transformador, mapeamos coletivamente as belezas, recursos e talentos locais, nos conectamos com as pessoas e histórias e identificamos sonhos comuns que os moradores tem para a comunidade. A comunidade decide os sonhos que priorizam para ser realizado em um mutirão de 2 dias e todos se mobilizam para viabilizar as redes e recursos necessários para fazer acontecer! Então é hora de colocar a mão na massa em um grande mutirão que revela o poder do coletivo quando nos unimos a partir de sonhos e impulsionamos potenciais locais! Com os primeiros sonhos materializados, então é hora de celebrar e planejar novos sonhos, mais estruturados e de médio prazo. Esta metodologia é de uso livre e já impulsionou transformações em mais de 200 comunidades de 20 países. (projeto de curto prazo, com possibilidade de extensão pra médio prazo com acompanhamento)

Eixo temático: Apoio Jurídico e Fortalecimento de Associações locais

- Apoiar a restruturação da Associação Pro Desenvolvimento Cultural Caboclo Bernardo
Organização existente a 15 anos com potencial de acolher distintos projetos de regeneração afetiva, enfrentamento politico e pesquisa acadêmica na linha de regeneração socioambiental do Rio Doce. Prototipar modelo de regularização de uma associação local na foz do rio doce, introduzindo e desenvolvendo conjuntamente formas de governança e modelos de gestão participativa. Dar consultoria e apoio jurídico para regularização institucional e inserção em fundos de investimento nacionais e internacionais de modo a fomentar e estimular a autonomia e a capacidade executiva de organizações locais confiáveis e que representem genuinamente os interesses de suas populações. (curto prazo)

Eixo Temático: Arte, Resgate, Preservação Cultural e Educação Patrimonial

- Projeto Circuito de museus de arte popular e educação patrimonial em Regência Augusta
O Projeto consiste em desenvolver ações de valorização cultural, buscando alternativas para fomentar o turismo e a autoestima na Vila de Regência na foz do Rio Doce. O Projeto prevê uma série de ações de educação patrimonial e artístico pedagógicas tendo como eixo central a reabertura do Museu de Arte Naif Primo Pelissari. A coleção do museu reúne um importante conjunto de esculturas e pinturas naïf com grande potencial pedagógico, para discutir o crime ambiental que assolou o Rio Doce. O artista popular coletava na foz além da madeira, diferentes materiais descartados no rio pelas cidades ribeirinhas, e através de modelagens, colagens e pinturas reinventava os rejeitos dando a eles formas antropomórficas, zoomórficas e de criaturas extraordinárias. Este acervo faz parte de um polo de produção Naïf, um patrimônio capaz de reinventar as bases da vocação turística na comunidade. (projeto a médio prazo)

- Projeto Perspectivas Interétnicas em Cultura Ancestral de Areal
Este projeto consiste em ações que visam articular relações interétnicas, humanas e comunitárias através da valorização, resgate e reconstrução das culturas ancestrais historicamente silenciadas e invisibilizadas na região, com objetivo de fortalecer a ação política de luta pela mitigação de impactos vivenciados pela chegada da lama com rejeitos de mineração. Tendo como base estudos étnicos que estão sendo realizados na região, estão sendo realizadas ações iniciais de fomento e formação em modelagem cerâmica inspirada nas tradições arqueológicas, além da construção de um centro comunitário em bioconstrução baseado nas antigas habitações indígenas ancestrais (o material construtivo está disponível e aguardamos etapa de articulação de mutirão). Outra ação prevista para outubro na localidade de Areal é uma série de atividades de saúde holística e ancestral.

- Escolas Doces
Desenvolvimento de jogos lúdicos e atividades educativas em escolas ao longo do Rio Doce para estimular a reflexão e aprendizado sobre os fatos do crime-tragédia do rompimento da barragem do Fundão e suas consequências, bem como o estímulo à cocriação, com estudantes e mestres, de fomas engajamento em ações concretas de regeneração. O Jogo do Rio Doce já foi aplicado em modelo protótipo em escolas, comunidades e grupos e queremos aprimora-lo. O Jogo da Água será um desdobramento, com uma abordagem lúdica para tratar da temática da água de forma diversa: origem, cuidados, contaminação, regeneração, ações práticas, entre outros. Visamos a criação de uma rede regional e nacional de escolas (que pode se expandir para internacional) que possam interagir com escolas locais da Bacia do Rio Doce para troca de conhecimentos, experiências e percepções entre os estudantes sobre temáticas que permeiem o brincar, o território, a cultura e a relação com os rios, mares e águas. (projeto de curto e médio prazo)

Eixo Temático: Comunicação, Produção de Conteúdo e Campanhas de Mobilização

- Wiki Rio Doce - Portal de Comunicação Rio Doce
Este projeto visa criar um canal virtual, em código aberto, de convergência dos conteúdos áudio visuais, documentos e uma linha cronológica dos fatos e dar suporte a iniciativas de comunicação já em andamento. Este canal tem por objetivo reunir e fomentar a troca de informações entre grupos atuantes e dar suporte a criação de novos conteúdos e fomentar uma rede de comunicação popular interligando diferentes pontos do Rio Doce, desconstruindo a narrativa hegemônica da tragédia de Mariana. (projeto a curto prazo)

- Festival de Vídeo ativismo pelo Rio Doce
Ao longo das diversas caravanas territoriais realizadas, diversos tipos de dados foram levantados, entre eles vídeos e áudios ligados ao desastre ambiental, denuncias pelas pessoas e ações realizadas. A proposta é disponibilizar todo o material bruto desses materiais para a criação do festival de vídeo ativismo pelo Rio Doce, permitindo que qualquer interessado possa baixar vídeos e editar, criando histórias a serem classificadas por temas, para concorrer ao festival. A premiação pode ser feita durante o Festival de Jazz de Governador Valadares, que acontecerá em Novembro/16, inclusive contando com a votação do público presente. (projeto a curto prazo)

Eixo Temático: Saúde, corpo, bem estar, equilíbrio emocional e psicológico