World Union For Progressive Judaism

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa

“Alguns são culpados, mas somos todos responsáveis.” Rabino Abraham J. Heschel

A World Union for Progressive Judaism (WUPJ) - denominação que inclui o Movimento Reformista - organizou nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2016 o primeiro Seminário Tikun Olam para jovens da América Latina. Nesta edição, treze participantes de diversas cidades brasileiras se conheceram, trabalharam, compartilharam momentos de aprendizado, respeito e profunda conexão com ativistas da vila de Regência Augusta (ou, como é carinhosa e simplesmente chamada, "Regência") no Espírito Santo.

Regência, localizada na foz do Rio Doce, foi atingida há um ano pela lama das represas da mineradora Samarco, que soterrou a cidade de Mariana e correu pelo Rio Doce, levando consigo um rastro de destruição. As praias da vila foram famosas pelas grandes ondas, consideradas entre as dez melhores do Brasil para a prática de surf, e era do turismo que a vila obtinha grande parte de suas receitas. A realidade é hoje bem diferente, com pousadas e restaurantes fechados, pescadores desempregados e a economia estagnada. No entanto, como resposta ao desastre ambiental a comunidade local buscou força para regenerar a vila e retomar o controle sobre o seu destino.

Esta viagem foi resultado do entendimento de que uma das expressões mais marcantes do judaísmo é a responsabilidade social traduzida em ações concretas, em aprendizado e em realizações comunitárias. Estes valores, que em nossa tradição são conhecidos como Tikun Olam e Maasê Kehilati, nos impulsionaram a organizar - em parceria com o Hillel Rio, Hashomer Hatzair, e sinagogas afiliadas e com apoio da Agência Judaica e do TaMaR - um seminário que trouxesse à tona um judaísmo vibrante, engajado, estimulante e realizador.

Fomos recebidos com sorrisos, carinho e alegria por nossos anfitriões. O Instituto Unidos pela Vida ( IUPV) foi fundado há aproximadamente um ano, para acolher crianças e jovens de Regência que perderam seus principais equipamentos de diversão, entretenimento e esporte: o Rio Doce e o mar. O Instituto organiza ações na região, promovendo atividades físicas, artísticas, sociais e educativas, sejam eles em sua sede - a Casa Rosa - ou nos bairros de Regência.

Juntos, o IUPV e a WUPJ desenvolveram um programa para que os participantes da viagem compreendessem o contexto no qual a visita ocorria e apoiassem os ativistas da Casa Rosa em seus programas de trabalho e educação, apoio e sensibilização. Assim como para a WUPJ, esta foi uma iniciativa pioneira também para o IUPV e serviu para o desenvolvimento e teste de conceito para futuras iniciativas de Turismo Social. Nossos participantes visitaram a cidade e conheceram a realidade local, consertaram portas e pias, limparam o quintal, pintaram paredes, penduraram prateleiras, plantaram jardins, organizaram materiais, estudaram textos judaicos, cantaram e rezaram juntos. Eles trouxeram livros e jogos que haviam sido arrecadados em suas comunidades de origem ajudando no estabelecimento da biblioteca do Instituto.

A Torá começa com a criação do mundo, quando “a terra, amorfa, era um caos, e na face das águas caóticas, havia escuridão.” (Bereshit 1:1), e a partir dai estudamos o tema das águas nas fontes judaicas, nossa obrigação social como judeus e o que os nossos sábios, como por exemplo Rambam, tem a nos ensinar sobre obrigações corporativas (que nos tormam responsáveis pelo bem estar da comunidade): “Tanto o telhado como qualquer outro objeto de perigo potencial, pelo qual é provável que uma pessoa possa se ferir fatalmente, como um poço ou um buraco em sua propriedade, haja ou não água nele, requer que o proprietário construa uma barreira com pelo menos dez tafachim de altura ou fazer uma tampa para para que ninguém caia e morra.”

Marcelo Vilela, presidente do IUPV, nos contou como resolveu voltar da Europa para Regência quando soube da contaminação do Rio Doce e compartilhou conosco os seus desafios e conquistas, suas frustrações e seus sonhos. Outros membros da diretoria do Instituto participaram das conversas, em que os participantes tiveram uma boa percepção de tudo o que já foi alcançado em seu primeiro ano de atuação e quais são as novas metas que eles têm pela frente. Hauley S. Valim, professor universitário e ativista ambiental e político, nos relatou dos esforços sendo desenvolvido para formar alianças entre as diversas áreas atingidas por este desastre ambiental e como algumas das estratégias adotadas pela Samarco na sequência do rompimento das barragens têm levado a profundas divisões entre os grupos sociais afetados.

Ao término de um fim de semana intenso, afetivo, fisicamente exaustivo e cheio de descobrimento, novas conexões, e muitas e profundas reflexões, todos aqueles que vivenciaram cada momento estavam abraçados, sentindo-se abençoados - Shehecheianu: prontos para a próxima!

Depoimentos

“Amei todos/as vocês!
Fui atravessado pelo afeto e espiritualidade judaica.
Hoje acordei com vontade de revisar os textos D'Água no Antigo Testamento?!!” 
 Hauley S. Valim, Regência
“Só agora no meu tempo de reflexão antes de dormir eu pude parar e realmente pensar um pouco sobre o que aconteceu nesses últimos 3 dias. Eu nunca tive uma relação tão próxima com judeus e por isso não sabia o que esperar dessa experiência. Me surpreendi com tamanha humanidade e  queria agradecer por cada minuto de dedicação, por cada abraço, por cada sorriso e por todo carinho que tiveram conosco. Tudo isso me motivou a trabalhar mais e mais pelas crianças daqui. Esse nosso amor ao próximo é o que nos fará viver num mundo melhor, obrigado de coração!
As portas da minha casa estão abertas para vocês!
Um abraço bem apertado e cheio de amor. “
Marcelo Vilela, Regência
“Foi bom sair da minha bolha e poder, mesmo que por um fim de semana, fazer o possível para ajudar e ouvir o que a população tinha a dizer. Um ano se passou e eles foram esquecidos, a mídia perdeu o interesse, mas eles são fortes! Como são fortes! Essa experiência fez eu colocar minha vida em perspectiva.
Temos o dever de ajudar quem precisa, da maneira que dermos conta, seja indo lá e pegando no pesado, seja fazendo doação ou simplesmente passando pra frente o que vimos lá e aumentando a visibilidade, não podemos deixar que essa situação passe impune!
Fico muito agradecida por ter tido essa oportunidade e espero poder continuar transformando e melhorando o que precisar!”
Júlia Herszenhut, Brasília
“Cheguei em Israel faz um dia.
Quatro dias depois do final do seminario.
Durante três dias,
Fomos sorriso e trabalho.
Fomos motivo de alegria,
Nos alegramos tambem!
Durante três dias,
Judaísmo e ação social foram uma coisa só.
Do Kabalat Shabat até a Havdalá,
Dois dias de elevação da alma.
Alma que sentiu conexão com o lugar (מקום),
Alma que se conectou com Eu-Tu,
Alma que se perguntou sobre o que? (על מה?)
E a resposta veio da importancia do תיקון עול
Durante tres dias,
As aguas sujas pela Samarco se transformaram em suor pelo trabalho em prol da Casa Rosa.
Parceria entre WUPJ, Agencia Judaica, com apoio do Hillel, dos Movimentos Juvenis Habonim Dror, Hashomer Hatzair, Chazit Hanoar... 
Inspirados pelo líder Hauley Valim, Muito Muito Obrigado!!
Que venham mais ações como essa!!”
Rodrigo Baumworcel, Jerusalém
“Agradeço a participação como representante da CICAPI no I seminário Tikum Olam organizado pela WUPJ. O evento foi de grande importância para entendimento das dificuldades encontradas em Regência, localizada no estado do Espírito Santo após a ruptura da barragem. Alem disso a contribuição do grupo foi intensa na reconstrução de um espaço para educação e lazer destinado a população local. Esta experiência foi incrível, tocou nossos corações.”
Blima Fux, Vitória