Toca do Guaiamum

De WikiRioDoce
Revisão de 16h59min de 27 de outubro de 2016 por Tartaruga (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

A Toca do Guaiamum é um espaço/sitio Agroecológico na Vila de Regência Augusta, no estado de Espírito Santo. O espaço é um ecossistema onde ocorre encontros, vivencias e experimentações que convidam a pensar e viver Orgânico. O propósito do espaço é conectar e co-criar iniciativas que regenerem o ambiente. Aquilo é feito atuando em educação, na pesquisa aplicada agroflorestal e com os produtos que oferecidos.

O espaço é um ponto do Turismo Comunitário da Vila, e funciona também como camping e hostel.

Historia

Ubicação

A Toca do Guaimum se localiza em Regência-ES, na foz do Rio Doce a 56 Km de Linhares-ES.

Agrofloresta e Educação Ambiental

Com o espaço de 1.800 m² houve a necessidade de trabalhar com a terra de forma sustentável na Toca do Guaiamum.

Pensando na questão de se alimentar com produtos orgânicos, garantir a saúde do corpo e mente, o pescador, gestor e técnico em meio ambiente Diego roldão junto com a bióloga Ana Carolina Roldão, propõe uma proposta de Agrofloresta com foco em horticultura junto com a educação Ambiental aplicada.

A Psicóloga Margareth Araújo e Silva cedeu provisoriamente todo o espaço da infraestrutura do local que vem sendo recuperado através do agroflorestamento e regeneração.

Uma das referências no Brasil que define algumas das técnicas agroflorestais aplicadas na Toca do Guaiamum é Ernst Gostsch, quem tem sua "obra magistral agroflorestal" no sul da Bahia. Baseado em um conjunto de princípios e técnicas de plantio que mimetizam o ambiente de uma floresta, este sistema permite produzir alimentos e, ao mesmo tempo, regenerar o solo e o microclima da região, criando uma nova floresta onde antes era área degradada.

A toca com seu trabalho de Agroflorestamento e Educação Ambiental, vem atraindo a curiosidade da comunidade junto com o turismo. Aqui os visitantes aprendem como regenerar o espaço através da Gestão Ambiental pela qual vem se destacando no Brasil.

Um exemplo de uma boa gestão ambiental é o Instituto Fazenda da Toca. Localizada em São Paulo. Rodovia Washington Luiz, KM 204-bairro rural Itirapina S.P.

Técnicas - Fundamentos

* Agricultura familiar * Educação Ambiental
* Agrofloresta * Gestão Ambiental
* Agricultura Orgânica * Permacultura
* Agroecologia

Produção

Hortalizas Frutas Nativas Medicinais Graõs
Maracujá Rucula
Limão Repolho
Mamão Alfase
Tangerina Agrião
Tomate Salsa
Pinha Coentro
Guaiaba Cebolinha
Coco Mostarda
Caju
Amora
Jamelão
Melancia
Abacaxi
Manga
Murtinha
Pitanga

Articulações e Alianças

Regeneração do Rio Doce

Ver também

Links

Referências

Entre os alimentos, produzimos maracujá, mamão, abacate, coco,murtinha, goiaba, coentro, cebolinha, salsa, pimenta, limão, abóbora, feijão guando, fava,tomate, milho, coco, banana, caju, manga, abacaxi, beterraba, batata doce, aipim e cenoura. O adubo que a toca usa são toda matéria que se encontra ao seu redor, como folhas secas e galhos. Além de obter uma cobertura do solo, cria-se um ambiente que propicia a vida dos seres decompositores. Fornecendo nutriente a terra antes degradada. A Toca tem a intenção de ir além de seu espaço com seu protótipo de agrofloresta. Recuperando assim rios, nascentes e lagoas que vem sofrendo com a degradação mais acelerada com o passar do tempo. Uns dos rios mais importante de nossa região do Espírito Santo é o rio doce que tem extensão de 856km. O rio doce nasce em Minas Gerais e deságua no norte do ES-Regência. Uma vila de pescadores, Regência tem aproximadamente 2mil famílias que vivem direto e indiretamente da pesca e agr