Predefinição:Solta Sapo/Sobre

De WikiRioDoce
Ir para: navegação, pesquisa

A Rádio Solta Sapo é um canal de Comunicação livre das Guerreiras e Guerreiros do Rio Doce, feita por seres que trabalham pela Regeneração da Bacia do Rio Doce.

A programação é colaborativa e compartilhada, sendo as Escolas da Bacia do Rio Doce as principais ancoras na produção de conteúdo, e a Cultura Nativa a força de expressão.

Levando em conta que a regeneração da Bacia do Rio Doce é um processo geracional, as crianças dessa geração são o início dessa grande transformação. Por isso, é de suma importância que a voz delas seja fortalecida, e seu potencial de ação encorajado.

A Rádio Solta Sapo vem para convidar os pontos de educação a criarem programas de rádio que narrem seus processos de regeneração. Assim, as comunidades e escolas trocam informações e se mantém conectadas de forma lúdica e criativa.

Quem faz a Rádio?

As Guerreiras e Guerreiros do Rio Doce!

São as crianças das Escolas da Bacia do Rio Doce as principais células da Rádio Solta Sapo, mas também adultos com sua Criança Interna Viva e que trabalham pela Regeneração da Bacia.

A Rádio Solta Sapo nasce do projeto Grande Ciclo com o intuito de ser uma Rádio Livre que percorra as Escolas ao longo do Rio Doce criando conexão entre elas e as comunidades.

Porém, a Rádio não tem donos, mas sim uma rede de vozes livres que a compõem, e o Grande Ciclo faz a gestão dos fluxos de transmissão (grade de programação) em conjunto com as Células ativas da rede Solta Sapo.


- Atualmente fazem a Rádio Solta Sapo -

Estrutura e suporte:

  • Grande Ciclo: Uma CicloPedalada ao longo do Rio Doce que visita as Escola desenvolvendo oficinas de Regeneração, entre elas a Rádio Solta Sapo. Grande Ciclo é um projeto da Aliança Rio Doce.
  • Rede Mocambos: Gurues da comunicação livre que tem colocado a infraestrutura para a Rádio Solta Sapo dar o pulo quântico de existir no plano pratico e real.
  • Aliança Rio Doce: Coletivo de aliados pela Regeneração do Rio Doce, responsáveis pela criação e suporte ao projeto Grande Ciclo.

Células que transmitem pela Rádio Solta Sapo:

Como Funciona?

Solta Sapo é uma Rádio Web (Streaming), pelo que a transmissão acontece via Internet, e para escutá-la precisa-se conexão a Internet.

Por meio de uma parceria do projeto Grande Ciclo com a Rede Mocambos foi montado uma Mucua (servidor de Mocambos) com os softwares livres AirTime e IceCast. Na combinação deles podemos construir uma programação compartilhada com pontos localizados em lugares diferentes e transmitir por um mesmo canal pela Internet.

Dessa forma a Rádio Solta Sapo tem uma grade de programação colaborativa feita por diferentes células ao longo da Bacia do Rio Doce.

A Mucua montada pela Rede Mocambos para o projeto da Rádio Solta Sapo foi bautizada de Watu.


Tecnicamente:
Todos as células de transmissão (as Escolas e comunidades) transmitem para a Mucua Watu por Internet. Por meio do Software Livre AirTime (instalado na Mucua) sincronizamos as programações, e por meio do Software Livre IceCast criamos um Streaming de transmissão disponível para o mundo todo.

Quando nenhuma célula da Rádio Solta Sapo encontra-se em transmissão, a Rádio conta com um Fluxo Mestre constante que transmite os conteúdos depositados num banco de áudios alocados na própria Mucua Watu.

Exemplos de transmissão:

  • Célula 1 → Mucua Watu → AirTime → IceCast → MUNDO!
  • Célula 2 → Mucua Watu → AirTime → IceCast → MUNDO!
  • Fluxo Mestre (Mucua Watu) → AirTime → IceCast → MUNDO!

Qual o objetivo?

Levando em conta que a regeneração da Bacia do Rio Doce é um processo geracional, as crianças dessa geração são o início dessa grande transformação. Por isso, é de suma importância que a voz delas seja fortalecida, e seu potencial de ação encorajado.


A Rádio tem como missão:

  • Fortalecer as crianças da Bacia do Rio Doce com sua própria força de expressão.
  • Criar vínculos e diálogos concretos e lúdicos entre as Escolas e comunidades da Bacia do Rio Doce.
  • Capacitar as crianças com conhecimentos técnicos de comunicação e no uso coerente das tecnologias para o bem comum.
  • Formar as crianças na importância da Comunicação Livre, como também na organização e gestão não hierárquica de um grupo de trabalho.
  • Resgate e fortalecimento da Cultura Ancestral e Nativa das comunidades.
  • Manter informada as comunidades sobre acontecimentos em outras partes da Bacia.

Sobre a essência da Rádio Solta Sapo

Chega! Não da para engolir mais sapo!
Solta, solta!
É agora a hora de falar tudo!